Por Pedro Breier, correspondente policial do Cafezinho
Não precisa ser vidente: mais proteção ao PSDB, simbolizado por Aécio Neves, e mais perseguição ao PT, simbolizado por Lula.
A ação do consórcio midiático/judicial nos estertores de 2016 mantém o padrão adotado desde o início da operação.
MP, Moro, PF e mídia corporativa de repente viram respeitadores dos direitos fundamentais e da privacidade do investigado quando ele pertence ao PSDB.
Aécio foi convidado a prestar depoimento antes de acordar com soldados armados batendo à sua porta e helicópteros sobrevoando a sua casa.
Os cuidados da PF combinam com a discrição da mídia para cobrir o depoimento do mineiro/carioca, simbolizada na pequena nota da Época.
Com Lula é outra história: mais um vazamento seletivo para a mídia amiga na Lava Jato, contendo mais tentativas dos investigadores de ligar Lula a algum crime.
Desta vez é o aluguel de um apartamento vizinho ao seu que seria pago disfarçadamente pela Odebrecht e que na verdade seria uma propina a Lula.
A Lava Jato parece querer chegar nos valores de propina adequados ao “chefe do esquema criminoso” somando os valores de reforma em sítio, apartamento no Guarujá, terreno, aluguel…
O multidelatado Aécio e demais tucanos são tratados com discrição; não há vazamentos para a mídia amiga; não há condução coercitiva sem prévia intimação para depor voluntariamente.
Aliás, temos aqui uma grande ironia: os tucanos, que nos últimos anos aliaram-se à extrema direita – defensora de pensamentos absolutamente cristãos como ‘direitos humanos para humanos direitos’ e ‘bandido bom é bandido morto’ – recebem da Lava Jato o tratamento que os seus mais novos amigos consideram coisa de comunistas e ‘defensores de bandidos’.
Os petistas, por sua vez, Lula em especial, são tratados com ações truculentas e espalhafatosas ordenadas principalmente por Sérgio Moro; divulgação prévia dessas ações para a imprensa conservadora; cobertura sensacionalista dos eventos, com helicópteros, interrupção da programação, etc. De fazer vibrar um defensor da “intervenção militar”.
A aplicação da lei de forma digna e o respeito aos direitos fundamentais e de defesa dos investigados adotados para uns e não para outros é um absurdo.
Mas estender o arbítrio para os partidos até agora poupados obviamente não é o caminho.
Comemorar a chegada dos métodos arbitrários da Lava Jato a nomes pesados do PMDB e desejar que os espetáculos de truculência transmitidos ao vivo sejam democratizados ao PSDB e, afinal, a todas as legendas é comemorar a expansão do estado policial para o nível de total engolimento da política (lembremos sempre que os membros da justiça, polícia e ministério público não são eleitos por ninguém, enquanto os políticos são escolhidos democraticamente e avaliados a cada eleição pelas urnas).
O que seria uma notável burrice: o estado policial sem freios acaba atingindo a todos, sempre diminuindo as nossas liberdades em nome da segurança, da corrupção, ou do que for a desculpa conveniente da vez.
Francisco Afonso Cavalcante de Oliveira
11/01/2017 - 00h06
Esses coxinhas e panelinhas de merda tem uma venda nos olhos,eles deveriam comparar os números entre o governo Lula e PSDB de merda talvez tirariam esse ódio do maior presidente da história que este país já teve.
Lula para 2018 não tem adversário as pesquisas apontam tem 36% nas pesquisas vai subir mais ainda com esse presidente golpista,corrupto e traíra que não tem nenhum plano a não ser tirar direitos sociais do mais pobres e dar aos mais ricos o exemplo mais absurdo é doar R$ 100 bilhões das telefonia,e agora coxinhas e panelinhas ?
Miguel Biegai Jr.
29/12/2016 - 08h22
Deixem que a Lava Jato chegue no PMDB e PSDB e outros partidos.
Se os políticos são eleitos e avaliados a cada quatro anos, então que sejam eleitos novos políticos sem corrupção, que aí não haverá problemas com Lava Jato e outras operações.
andre
28/12/2016 - 19h48
Uma coisa e certa para 2017, o cafezinho vai estar mais pobre! Pois acabou a mamata $ do governo para esse blogzinho tendencioso de merda q distorce a realidade e defende bandidos! E outra coisa tb e certa, Lula sera o preso, e nem bola de cristal precisa pra saber disso
Vinzenz Stein Ferrari Freitas
29/12/2016 - 00h08
é um blog de esquerda com a sua ideologia feito por uma pessoa.
MBL e outros são 10 vezes mais tendencioso que qualquer blog de esquerda que eu conheço, mas não se preocupe o Blog vai sobreviver pois recebe $$ de inscritos no blog
LL Vanderlei
29/12/2016 - 00h17
Aconteça o que acontecer, o futuro do Brasil, aliás do mundo, é pela via da esquerda, do socialismo e do decrescimento sereno. É inevitável. Ainda não será em 2017, mas não tarda. Enquanto isso, bobões raivosos e alienados como você passarão.
andre
29/12/2016 - 01h33
Futuro do mundo e o socialismo? Kkkkkkkk e me da um exemplo, somente um por favor de um pais socialista e deselvolvido? Me diZ um pais de esquerda onde a situacao e boa? Futuro e o solicialismo kkkkkkkkkk ta mais pra passado
barros camelo marcos
29/12/2016 - 01h42
ACONTEÇA O QUE ACONTECER VC.NAO DEIXARÁ DE.SER.IDIOTA.
ISTO . É CERTO