Análise Diária de Conjuntura – 16/05/2016
Menciono essas agressões não por vitimismo, sequer por preocupação, mas porque agora elas fazem parte da conjuntura política.
Falar delas é necessário para entender o que está acontecendo no país.
Nos últimos dias, os blogueiros sofreram várias agressões.
1) matéria na capa do site da Globo (fiz post sobre isso).
http://oglobo.globo.com/brasil/blogs-pro-governo-terao-verba-cortada-19305905
2) twitter ultra-agressivo, nojento, de Jorge Bastos Moreno (fiz post sobre isso).
3) matéria na Folha.
Meus amigos estão muito mais preocupados comigo do que eu. Ontem, uma fonte bem informada disse que a Lava Jato agora irá perseguir advogados de defesa e… blogueiros.
Eu respondi rindo, levemente perplexo, que não consigo entender o que poderiam achar contra mim. Não tenho nada. Minha mulher não tem nada. Minha mãe não tem nada. Meu irmão não tem nada. Essa é a família que eu tenho. Todo mundo pobre, sem nenhuma propriedade, sem dinheiro no banco.
Não é algo de que meu orgulhe, mas é a vida. Eu escolhi ser um escritor, um blogueiro de esquerda, e pago o preço por isso. Minha mãe escolheu ser professora de escola pública. Paga o preço por isso. Meu irmão tem lá a sua luta, como tantos milhões de brasileiros. Paga o preço por suas escolhas. Minha mulher ainda está construindo a sua carreira; não é “do lar”.
Meu blog tem bastante audiência, sou reconhecido pelo meu trabalho, e ganho o suficiente, com assinaturas e publicidade privada, para viver com razoável conforto.
Eles – meus amigos – dizem que isso não importa mais para o judiciário brasileiro, ainda mais num momento em que vivemos um Estado de Exceção.
No entanto, não deixo de me espantar que, diante de problemas políticos, econômicos e sociais tão profundos, o governo “interino” de Michel Temer e a imprensa estejam preocupados com… blogs!
É quase uma tara. Agora todo dia saem matérias terroristas contra os blogs, como se eles ganhassem rios de dinheiro. Estão vindo com sangue na boca, querendo se vingar de… de que mesmo? O governo federal não lhes deu bilhões e bilhões em verba pública? Que canalhas!
As migalhas que alguns blogs ganharam – merecidamente – foi para sustentar seus custos operacionais.
O Cafezinho, depois de 13 anos de completa indiferença, ganhou, de uns meses para cá, meia dúzia de banners da Secom. Estou quase arrependido de tê-los aceitado. Os valores são pequenos. A maior parte ainda nem foi pago.
Entretanto, os banners que conseguimos vieram de mérito, visto que temos hoje quase 5 milhões de pageviews por mês, atingindo um público muito especial, de pessoas interessadas em política, formadores de opinião.
É impressionante o ódio, a intolerância, propagados pela imprensa. O que eles querem? Nos pintar como mercenários que nos vendemos por um punhado de publicidade?
Ora, eles se comportam como velhos senhores da Casa Grande, patrimonialistas radicais, lidando com o dinheiro público como fosse sua propriedade, e tratando os blogs com um desprezo assustador.
Omitem acintosamente que representamos um setor social que venceu quatro eleições presidenciais consecutivas, inclusive a última. Um setor que encheu as ruas nos últimos meses, e continua enchendo hoje, todos os dias.
O “governo interino” Temer não teria que governar para todos os brasileiros, inclusive para os que não concordam com o impeachment?
Temer não é um governo “democrático”, e como tal, não teria que defender a liberdade de expressão também dos blogs, sabendo que atendemos um público que paga impostos e sustenta os salários de Michel Temer e todos os ministros?
Com todo o respeito, Michel Temer, independente do fato de você ser um golpista, você é um servidor público pago com o meu, o seu e o nosso suor!
Ninguém é mais cidadão que ninguém numa democracia! Pretender que uma democracia não tenha escritores e jornalistas progressistas, que não façam dura oposição a um governo como o de Michel Temer, é uma concepção bizarra de democracia!
Essa postura de vendeta contra quem não concorda com o governo é coisa de ditadura de banana! Os governos Lula/Dilma jamais fizeram isso! Por isso, aliás, ganharam quatro eleições consecutivas!
Eles – os golpistas da grande imprensa brasileira – têm ódio dos blogs porque eles tem cada vez menos prestígio e nós, os blogs, temos cada vez mais. Agindo assim, porém, com truculência e egoísmo, pregando o extermínio dos blogs, os golpistas cavam sua própria cova.
Intelectuais, estudantes, professores, tem preferido ler os blogs no lugar da grande imprensa.
São os blogueiros que são chamados para palestras nas universidades, não os jornalistas da Globo. Os jornalistas da Globo não podem pisar numa universidade! Golpista será o adjetivo mais delicado de que serão chamados.
A grande imprensa vivia brandindo uma frase descontextualizada (e por isso tola) de Millor Fernandes: imprensa é oposição, o resto é secos e molhados, e agora a mesma imprensa está aí, praticando um chapa-branquismo de dar vergonha aos jornais da época da ditadura (que foram os mesmos jornais de hoje, aliás).
Tentavam desqualificar os blogs chamando-os de “governistas”, “chapa branca”, “sustentados por verba pública”. Ora, se fossemos governistas, chapa-branca e viciados em verba pública teríamos nos vendido rapidamente ao novo governo, não é?
Não o fizemos, o que significa que nunca fomos nem uma coisa nem outra, apenas blogs políticos com personalidade e opinião própria.
E agora nos chamarão de quê? De governistas ou chapa-branca não podem mais. “Pró-PT”? Ora, isso é papo de fanático da ultra-direita. Vão imitar o Malafaia xingando o Bernardo Mello Franco de “petralha” e “esquerdopata”?
É impressionante o instinto autoritário e ditatorial da nossa imprensa, e isso mostra bem a carantonha do golpe do qual ela foi articuladora principal e do qual agora é o principal sustentáculo.
O tweet de Jorge Bastos Moreno é emblemático desse golpismo midiático. Eles nos criminalizavam ao nos chamar de “governistas”, porque também criminalizavam o governo. Agora tentam nos criminalizar porque somos oposição? O que eles querem? O extermínio da diversidade de opinião no país?
E o que Bastos quer dizer? Que não haverá oposição ao governo Temer? Bastos não percebeu que as ruas estão efervescentes de revolta contra o governo golpista? As ruas também estão recebendo dinheiro do governo? Peraí, o governo agora é deles!
Sinceramente, o seu tweet é apenas uma mensagem ameaçadora, autoritária, bandida, vazia. Mensagem de puxa o saco do patrão golpista, e de quem não guarda o mínimo zelo pela democracia.
Eles se queimam com essas agressões, e acabam chamando ainda mais atenção para os blogs.
Afinal, é um ataque ridiculamente assimétrico. Por mais que a audiência dos blogs tenha crescido, ainda somos organizações imensamente frágeis, quase artesanais, tocadas muito mais por aventureirismo e diversão do que para “ganhar dinheiro”.
A troco de que corporações seculares, que pertencem às famílias mais ricas do país, tem tanto medo dos blogs, a ponto de patrocinar ataques diários, sistemáticos, a eles, e a fazer campanha para nos asfixiar financeiramente?
Isso mostra, naturalmente, que eles têm medo do contraponto, da diversidade, da democracia.
Por isso são golpistas!
E por serem golpistas e adversários dos blogs, fazem dos blogs, por contraste, um bastião essencial dos mais importantes valores democráticos, como o respeito à liberdade de expressão e à diversidade de opiniões
Golpistas, fascistas, não passarão!
Sidmar
05/12/2017 - 07h35
No estrangeiro, um brasileiro que queira saber superficialmente noticias do Brasil, ou seja, ver as primeiras paginas dos jornais, tem, obrigatoriamente, que se registrar e quebrar seu anonimato? Eu sou conservador e nao quero deixar meus dados ao belprazer de ninguem. E tudo uma bosta, eu desisto de saber.
Escrevo porque calar é ser conivente.
Favor nao publicar esse meu comentario.
Obrigado
Oliveira
18/05/2016 - 00h08
Muito bom. Concordo totalmente com você. Esses fascistas querem silenciar a dissidência. O “jornalismo” panfletário deles está indo pro fundo do poço. Estão perdendo leitores e telespecatadores. De vez em quando, eu recebo emails da Veja tentando vender assinatura. Outro dia eu respondi que não assino panfleto da direita mas mesmo assim eles continuam insistindo. Prefiro os blogs da esquerda e sites como Rede Brasil Atual, Carta Maior, Mídia Ninja, TVT etc. O PIG perdeu o cartaz e é um ponto sem retorno.
nelodecarvalho
17/05/2016 - 17h10
Miguel, não desista nunca, tenha certeza que são milhões de brasileiros que estão contigo. Esses precisam de esperança, valores e inspiração para continuarem a lutar por um Brasil mais justo. E homens como você são precisamente uma das fontes de esperança e ousadia que a esquerda brasileira precisa. Por favor, não nos abandone! Precisamos de você. De preferência do nosso lado.
Nelo de Carvalho
nelodecarvalho
17/05/2016 - 17h05
Quero antes agradecer esse Blog e o blogueiro pelo esforço, e deixar aqui minha mensagem de solidariedade, inspirado no cartaz: “Eu e a minha mina empurrando a Revolução”. Saiam das tocas e proclamem vossa condição de proletariados e revolucionários.
Pelezinho
17/05/2016 - 14h46
Estou contigo, Miguel!
Se te multarem, farei parte da vaquinha.
Se derrubarrem sua página, meu Facebook será sua página.
Se te prenderem, iremos até ao Papa, se necessário.
Leo Almeida
17/05/2016 - 11h01
é preciso PROTESTAR, RADICALIZAR ATÉ DILMA REASSUMIR A PRESIDENCIA. ESTE GOLPISMO NAO PODE CONTINUAR. A MOBILIZAÇÃO POPULAR É A UNICA CHANCE DE DILMA VOLTAR! FORA GOLSPISTAS FORA TEMER!
Daniel
17/05/2016 - 08h38
Dias atrás eu contestei uma nota, de um deste blogs, acho que foi o DCM, cuja frase era a seguinte: “O que acontecerá com os blogs?”
Na resposta estava escrito: “Nada”.
É nítido, é claro que o direcionamento da política de comunicação deste governo provisório é calar tudo e todos que, por enquanto, tem o poder da voz.
Nossa única forma de ter informações isentas e não manipuladas estão ameaçadas seriamente.
Claudemir nelson da silva
17/05/2016 - 08h21
Não sei qual o rumo da política golpista, contudo, ao observar o passado e fazer um paralelo com o 1964… Vemos que com o PT as forças armadas não tinham bocas. As poucas declaração do ministro de Dilma foi de ficar em cima do muro. Agora tem um ministro que fala e tem opinião política clara e definida. Resumindo: Eles têm o apoio dos militares como imaginei.Conheço a corja. E se fecharam jornais esquerdista e perseguiram esquerdista, então podem fazer e vão silenciar todos como fizeram no passado. O q vai ocorrer é o que ocorreu no passado e os esquerdista vão ser marginalizados e caçados como os pagãos na santa inquisição. A esperança está no que vem de fora, pois aqui dentro não tem reversão. O ministro já fez declarações ridicularizando a comissão da verdade e a mídia esquerdista. E concordo com o que tange a comissão da verdade pelo fato que a comissão apenas quis ferrar os militares que apenas recebiam ordens. Do outro lado a mídia, o judiciário e o parlamento ficou impune e nem mencionado. Eles fizeram parte e deveriam responder pelo mesmo crime, o de tortura, perseguição e assassinato. Todo mundo sabe que aquele que aplaude e não faz nada durante um crime também é cúmplice. Dessa forma a comissão da verdade foi uma comissão da mentira. Apologia e omissão ao crime é crime.
Oliveira
18/05/2016 - 00h41
A questão é se eles vão conseguir sobreviver a resistência. O movimento de resistência está muito mais articulado hoje. Temos tecnologias a nosso favor. Tenho a impressão que esse governo não sobrevive mais que 6 meses! Existe toda uma articulação a nível internacional e temos jornalistas importantes do nosso lado como Glenn Greenwald. Acho muito difícil (quase impossível) eles reverterem essa imagem, que é a de um governo golpista.
Rosa M Murad
17/05/2016 - 07h21
Nós, interessados em ser informados e, não midiotizados, apoiaremos vocês. Temos uma dívida de gratidão com vcs.
Atineli
17/05/2016 - 06h28
É isso mesmo Rosário; tão bom ler respostas desse tipo, colocando esses canalhas em seus lugares. A rede esgoto foi desmascarada e com esse governo fraudulento estão indo pro ralo muito mais rápido que o previsto. A falta de ética jornalística do Marinho virou caso de estudo e a mídia Internacional está super ligada no monstrinho, digo, indignados com tanto abuso.
Paulo Oliveira
17/05/2016 - 04h47
É mais um cinismo usar o termo blogs pró PT… afinal o único jornalismo que realmente mostra, muitas vezes de forma heróica, as falcatruas da direita…. é o jornalismo dos blogs sujos…. realmente depois de conhecer o trabalho jornalístico aprofundado de vcs, eu nunca mais confiei na grande mídia. Amigos do O Cafezinho, vcs estão de parabéns pelo trabalho apresentado.. Quanto aos golpistas… creio que estamos demorando muito pra OCUPAR as principais praças do país… pois acredito que manifestação onde voltamos pra casa pra jantar e dormir já nao tem o impacto q tanto precisamos, e justamente porque a grande mídia OCULTA nossas manifestações. A TV GROUBO por exemplo ta passando vergonha frente aos noticiarios internacionais
Eisenheim
17/05/2016 - 01h29
Se os blogs de esquerda estão incomodando, isso é um bom sinal. Seria preocupante se não fizessem a mínima diferença.
Para todos os efeitos, Rosário, tenha sempre backup diário do seu blog. Se algo acontecer, basta hospedar seu site no exterior. De preferência em um país que não reconheça o governo golpista.
A perseguição aos que se manifestam de forma diferente só ajuda a demonstrar que o golpe é um grande GOLPE.
Ana Flor
17/05/2016 - 01h01
Depois que descobri os blogs progressistas nunca mais procurei informações na mídia tradicional. Tenho me sentido muito mais informada. Agora estou orientando minha família, que ainda é muito ligada à televisão aberta, a migrar para os blogs também, rsrs.
Fabiana
17/05/2016 - 00h30
Lembrei desta música
“A televisão me deixou burro, muito burro demais
Agora todas coisas que eu penso me parecem iguais”
Titãs
Fabiana
17/05/2016 - 00h22
Essa implicância é mais uma demonstração, é mais uma assinatura para registrar que se trata de golpe mesmo.
Essa implicância é uma cortina de fumaça para encobrir as privatizações e o massacre que querem impor a classe trabalhadora.
Por outro lado, é sinal de que os provisórios estão inseguros quanto ao sucesso de suas tramoias. estão sentindo abalos sísmicos e percebem que tem um terremoto de grande escala se aproximando. Trata-se da população indignada que não abre mão de suas árduas e merecidas conquistas.
Estes provisórios nem completaram uma semana e já são carta fora do baralho, O golpe fracassou, mas não é o fracasso de quem não conseguiu bater uma meta, não é este fracasso. Na verdade é um fiasco.
Ninguém os reconhece com governantes, são piada internacional.
O Brasil, comparo a uma casa , em que a mãe precisou sair , e virou uma bagunça, mas quando ela retorna: tudo volta para seu lugar, fica um brinco.
Guimarães Roberto
17/05/2016 - 00h04
Miguel, o que eles desejam são os seus 5 milhões de pageviews. Como eles não podem impedir as pessoas e empresas de acessarem o seu blog ele vão tentar impedir você de colocá-lo à disposição do público. De golpista só se pode esperar atitudes como essa. Informação e opinião livres do cabresto de dono de mídia está incomodando. E muito. Desejo sucesso a você e vida longa a esse indispensável blog.
Apolônio
16/05/2016 - 23h58
A tendência é que os blogs progressistas com o passar do tempo fiquem cada vez mais fortes. Isto é uma coisa natural, chama-se evolução, progresso e isso é uma força incontrolável, ninguém segura. Portanto blogueiros, avante !
Edmilson
17/05/2016 - 00h55
Miguel, a intenção oculta aí é deslegitimar as críticas a Temer. Eles sentem que estamos avançando na guerra da informação e isso tem como objetivo passar a ideia de quem critica os golpistas na verdade estaria ressentido porque perdeu a “boquinha”. Já ouvi de gente boa (pessoas honestas mas envenenadas pela mídia golpista) vários comentários desairosos aos blogs “chapa-branca”. A Globo trabalha a mente desses “bem informados” para tirar a credibilidade de quem lhe faz o contraponto.
Paulo Werneck
16/05/2016 - 23h40
Da minha parte eles morrem de inanição. Não tenho tv. Não assisto nem a Globo nem nenhum outro canal. Não me fazem de bobo porque não os assisto. Há décadas não leio Veja, de quem já fui assinante. Quando o telemarketing liga oferecendo assinaturas eu digo que não compro jornal mentiroso. Vão acabar.
katniss Lima
17/05/2016 - 14h42
o.O, NÃO tenho tv, radio, nem assino jornais, revistas, só vou em sites de noticias como BBC Brasil, blogs como esse.
Luís CPPrudente
16/05/2016 - 23h10
Não assisto mais nenhum jornalismo na TV, a não ser e por enquanto a TV Brasil. Assistia um pouco da programação da NBR, assistia bastante a programação Record, mas a TV Record se bandeou para o lado do golpe. Esses pilantras e mercenários donos da TV Record cresceram bastante ao longo dos governos Dilma e Lula, mas essa organização evangélica quis aderir ao golpe e passou a ser uma reprodutora da Rede Golpe de Televisão. Hoje praticamente só busco notícias na internet.
Armando Divan
16/05/2016 - 22h52
Prezado Miguel do Rosário, você se engana redondamente a respeito de seu patrimônio. O maior patrimônio de um escritor são os seus leitores. A mídia golpista têm dinheiro, tem juízes, tem uma porção de coisas, até leitores, mas não tem o coração e a mente de leitores como os seus.
renato andretti
16/05/2016 - 22h50
Vou até floripa.
Dar um role na FRENTE de lá, e visitar a CUT.
Quando voltar, vou tomar vergonha na cara e fazer
uma assinatura com voces.
Já que estão ficando chiks, e internacionais..
Voces não estão fracos..
Quem tem a ESquerda não precisa ser destro..
renato andretti
16/05/2016 - 22h48
Os GOLPISTA S estão agradando os coxinhas.
Como são legais eles com os seus.seus.
Eles querem por que querem, segurar os votos que tiveram na
ultima eleição.
ELES querem o Aécio….eheheheh
Cafézinho..acho que vou fazer uma assinatura..
Charles
16/05/2016 - 22h27
Bom, devo colocar aqui que o medo das emissoras e da grande mídia é a Internet. Me lembro sempre de uma frase de Eric Schmidt ex-CEO da google: “A internet é a primeira coisa que a humanidade criou que a humanidade não entende. O maior experimento em anarquia que já tivemos”.
A internet trouxe pra todos nós uma verdadeira democracia onde todos podem estar acompanhando fatos, de diversas opiniões, quando antes tínhamos que estar seguindo o editorial de 2 ou 3 famílias. Mais tecnologias também mostrando vídeos, áudios, textos de forma mais fácil, permite que qualquer um possa exibir seus fatos. A internet também permitiu bem maior transparência. Se alguém fala algo que diz ser fato, pode-se fazer uma rápida pesquisa e verificar. Foi a maior sinuca de bico do capitalismo. Nenhuma economia hoje sobrevive sem internet, e tentar controla-la ou limita-la significa perda de dinheiro. E mesmo com limites, há métodos para burlar bloqueios facilmente encontrados.
Você vê também coisas na internet hoje impensadas antigamente, hoje se aprende inglês, alemão, francês, chinês básico em sites gratuitos, como o duolingo, até código de computação se aprende facilmente. E um dos meus modelos favoritos, o de doações como os kickstarters. Gente que doa dinheiro aos milhoes para patrocinar um produto, um jogo, um programa, e até mesmo reportagens. O Viomundo está fazendo a galeria dos hipócritas do dia 17 de abril, e pediu 20.000,00 para as investigações, e já foi juntado até data deste texto, 6.000 reais a mais do que a meta. Não se imagina um Bonner ou um Waack fazendo isso em rede aberta para algo sério.
A internet tirou o controle de informação, fez com que novas formas de participação se multiplicassem, e novos meios econômicos surgirem. Quem se importa com o Globo Repórter fazendo a 146546545 reportagem sobre a Amazônia quando eu posso ir no google ou até mesmo ver perfis de moradores no facebook. Eu quando nao estou no meu computador e com celular sem bateria posso digitar apenas “ocafe” e seu site já aparece na primeira sugestão.
Não há mais verbas públicas que salvem a globo. Ela só precisa delas para sobreviver e em estado de UTI. Pois seu problema é falta de conteúdo, por ainda terem chefes cuja mentalidade parou em 1996. Uma novela dela hoje e uma novela de do anos 1990 são idênticas. O mesmo vale pra séries, filmes, e até esportes já existem planos lá fora que transmitem através de stream em alta qualidade jogos do campeonato que você quiser, ou até mesmo gratuito. E os anunciantes vão seguir a onda que já ocorre lá nos EUA e na Europa e irem todos concentrarem-se na internet. Mesmo com o golpe bem sucedido, a globo ainda morre em breve.
Gerson
16/05/2016 - 22h05
A repórter da Globo quase sentou no colo do Meireles e depois o chapa branca é você Miguel..
Luiz Monteiro de Barros
16/05/2016 - 22h04
Eu continuo apoiando o Cafezinho pois estimo simpatia por quem prioriza a diminuição da desigualdade de renda das familias brasileiras
Jst
16/05/2016 - 22h02
Isto já era esperado ou alguém acreditava que estávamos entrando em uma democracia? O poder foi tomado pelo que de pior existe na política brasileira. Gente sem nenhum escrúpulo, caráter ou vergonha na cara. São uns entreguistas e traidores da pátria. Do mesmo nível dos integrantes de lava rato, que, para mim, nunca teve como objetivo o combate a corrupção. O tempo se encarregará de mostrar que o único objetivo daquela operação era desmoralizar o PT e o governo. Que provas apresentaram até agora de que o PT era corrupto e ladrão a não ser ilações e delações pra lá de suspeitas, já que foram obtidas de pessoas que passaram meses presos e sofrendo tortura psicológica e ameaça a familiares.
João
16/05/2016 - 21h55
Pessoas sensatas deveriam ignorar a velha mídia. É muita desinformação e desvirtuamento da verdade.
Macau
16/05/2016 - 21h51
Exceto que nem o Cafezinho, nem o DCM nem nenhum outro do grupo esclarecido sobrevivem de verba do governo. E aí, Moreno cretino?
TioDrakul
16/05/2016 - 21h33
Não dá de mandar esses “jornalistas” de extrema direita simplesmente tomarem naquele lugar aonde não bate o sol?
Marina
16/05/2016 - 21h23
Quanto mais atacarem os blogs progressistas, mais se fortalecerão.