Menu

Lavenère: “O cérebro e o cofre do golpe estão fora do País”

“Impeachment tem o cofre e o cérebro fora do País”, acusa Marcello Lavenère Por Marcello Antunes O ex-presidente da OAB, Marcello Lavenère, que foi um dos advogados que assinou a denúncia com pedido do impeachment contra o ex-presidente Fernando Collor, afirmou nesta terça-feira (3) que o “cérebro” da armação do impedimento sem crime de responsabilidade […]

24 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

“Impeachment tem o cofre e o cérebro fora do País”, acusa Marcello Lavenère

Por Marcello Antunes

O ex-presidente da OAB, Marcello Lavenère, que foi um dos advogados que assinou a denúncia com pedido do impeachment contra o ex-presidente Fernando Collor, afirmou nesta terça-feira (3) que o “cérebro” da armação do impedimento sem crime de responsabilidade da presidenta Dilma Rousseff está fora do País, não está na Fiesp ou atrás dela. Segundo ele, o impeachment não é contra um presidente, como foi no caso do Collor, mas sim contra a redução das desigualdades sociais, contra o aumento da renda a valorização do salário mínimo e todas as conquistas dos últimos treze anos – mas também contra a independência da política externa brasileira. Em sua apresentação na comissão especial que avalia o impeachment gestado por Eduardo Cunha na Câmara dos Deputados, Lavenère apontou as disparidades entre o que ocorreu com Collor, onde havia crime, e o que está acontecendo com Dilma, onde se tenta criar um crime para afastá-la.

“Ficou comprovado que o ex-presidente praticava improbidade, que recebia dinheiro em suas contas. Foi um presidente que ofendeu o decoro. Hoje, o impeachment não atinge a presidenta Dilma. O que está se tentando é acabar, aniquilar um projeto de futuro, o projeto de inclusão, um projeto que tornou nosso País mais soberano”, afirmou.

Marcello Lavenère disse que cresce a cada dia, dentro e fora do Brasil, o entendimento de que a construção do golpe, arquitetada pela oposição, com PSDB e DEM à frente, comandados por Eduardo Cunha, e pelo vice-presidente, Michel Temer, não conseguirá enganar o povo por muito tempo. Mesmo tendo apoio da mídia, ninguém consegue mostrar que Dilma cometeu crime de responsabilidade, pois o enredo de narrativa criado a partir da denúncia com base em mudanças de entendimento do TCU sobre decreto de crédito suplementar e do plano safra é insustentável.

“Não acredito que senadores e senadoras, consciente e sinceramente, digam que pedalada fiscal, plano safra e decreto de abertura de crédito constituam crimes do tipo que toda a doutrina internacional, americana, brasileira, estrangeira considera como os únicos crimes que podem causar um processo de impeachment”, afirmou.

Para o advogado, a posição que está sendo tomada no ponto extremo ao propor o afastamento da presidenta se parece muito com um médico que prescreve quimioterapia pesada para quem se apresenta com um corte nas mãos. “A dose pode matar o paciente. Tem efeitos colaterais terríveis que nenhum médico recomendaria uma quimioterapia pesada para quem não padecesse de nenhum mal exatamente da mesma natureza. Não há crime algum a justificar o afastamento da presidenta da República”, observou. Lavenère acrescentou que “os que perderam as eleições disseram ‘essa senhora não pode ser eleita; e, se for eleita, não pode tomar posse; e, se tomar posse, não pode governar’”.

Segundo ele, o que está em curso é a morte política de um projeto de futuro. “É a morte política de um projeto que, pela primeira vez na história desse País, em 500 anos, se volta para os mais pobres, se volta para um projeto de inclusão, aplicada a pena de morte política não só à presidenta Dilma, não só a seus correligionários. Estão aplicando a pena de morte aos sonhos de um País”, salientou para, em seguida, arrematar: “as nuvens que pesam no horizonte são muito negras”.

 

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Antonio Paulo Costa Carvalho

13/05/2016 - 15h34

A Globo fez a lavagem cerebral. Uma mentira na TV dita muitas vezes ao dia, na cabeça de muita gente vira verdade. Soma-se a isto Joaquim Barbosa, Moro, Janot, Globo, Veja, gravatinhas da MPF, PF, STF, PSDB, DEM, FIESP, CIA. americana, vira o cáos econômico, a ingovernabilidade, a desigualdade social, a fome, o desemprego, etc. Direitos Humanos para as elites. Para o povão merda!

Richer

11/05/2016 - 18h29

-democracia-brasileira-sofrera-um-duro-reves-com-a-posse-de-um-inelegivel-e-corrupto-neoliberal/ Temer

Richer

11/05/2016 - 18h25

PT ganhou quatro eleições nacionais consecutivas – a última há apenas 18 meses. Seus oponentes tentaram vigorosamente derrotá-lo nas urnas e fracassaram, em grande parte por conta do apoio que o PT tem entre os pobres e os trabalhadores no Brasil

Pedro Magalhaes

09/05/2016 - 16h06

Comentários extremamente instrutivos…

Maria Gabriela Curubeto Godoy

07/05/2016 - 21h18

Soros, CIA e USA..

Malakai Zama

07/05/2016 - 15h05

Theotonio dos Santos – Site Oficial: COMUNICADO DO COMANDO DO SUL DOS EUA ESTABELECE ESTRATÉGIA PARA DERRUBAR GOVERNO DA VENEZUELA

Este documento é extremamente sério e seguramente verdadeiro. Carmen Bohorques além de dirigente do Movimento de Intelectuais em Defesa da Humanidade é uma historiadora de respeitabilidade acadêmica indiscutível. É necessário difundi-lo amplamente e discuti-lo sabendo que seguramente existe um plano similar em relação ao Brasil.

http://theotoniodossantos.blogspot.com/2016/05/comunicado-do-comando-do-sul-dos-eua.html?spref=tw

Richer

06/05/2016 - 22h23

1964 U.S.A. mandoU as forças armadas invadir a baía de Guanabara contra o Jânio Quadros João Goulart.
Egito révoltou contra USA, você viu quanto sangue, você viu quanto MORTE, você viu o desastre? isso acontecera se o Brasil a lutar. Agora novo governo do Egito ficou contra USA e não está dando confiança para USA mais.
VC ACHA Q É FÁCIL LUTAR COMTRA SA FORÇAS ARMADAS USA?

    Hermes

    07/05/2016 - 00h33

    O que eu aprendi na internet é que a Uniao Sovietica e Cuba armaram e ensinaram os guerrilheiros comunistas para tomar o poder do Brasil.

      José Virgilio Rosas Duarte

      08/05/2016 - 02h21

      O que eu aprendi lendo certos comentários medíocres é que existe gente burra pra caralho.

    Tulipa Mag

    08/05/2016 - 11h47

    É fácil lutar contra qualquer força armada do mundo, desde que não tenhamos mais esse maldito complexo de viralatas!!!

Gualberto Cesar Dos Santos

06/05/2016 - 21h12

Aberração jurídica – impedimento sem crime (…)!

Manino Danado

06/05/2016 - 18h02

Quem tá fora é vc seu velhaco, cretino, cabeça de pica, cabeça de rôla, nojento PT GOLPISTTA FILHO DA PUTA!! vai a merda seu cachorro sarneto!

eduardo

06/05/2016 - 17h07

O texto faz sentido, mas não tem nada a ver com o título -coisa infelizmente cada vez mais comum no nosso jornalismo.

Nonato Menezes

06/05/2016 - 16h51

Tudo a ver. O GOLPE, A SHERIFF DO IMPÉRIO E OS CAPACHOS BRASILEIROS – http://alemdarena.blogspot.com.br/2016/05/o-golpe-sheriff-do-imperio-e-os.html

Elizabete Rodrigues Oliveira

06/05/2016 - 13h49

O golpe foi gestado nos Estados Unidos e pelos agentes tucanos da Cia no Brasil. Em manifestação em Paris.. 1º de maio.

    Cesar Cunha

    06/05/2016 - 23h19

    A diferença entre democratas e republicanos é somente o calibre do armamento.
    Um é um burrinho que dá coice e o outro é um elefante que pisa em cima.

James Stewart

06/05/2016 - 14h33

O cérebro e o cofre do golpe

http://goo.gl/vKCAgc

Guguisbrow

06/05/2016 - 12h45

Já ouvi falar de conclusões que mesmo o impeachment do Collor pode ser considerado um golpe, no mesmo sentido que o texto traz, que é o de ser conduzido por “cérebro” internacional. Ele como um dos assinantes do processo deve saber com certeza.

Antonio Passos

06/05/2016 - 12h18

Um país não se torna grande nem compra brigas internacionais, sem um serviço de inteligência e contra espionagem. Tá todo mundo grampeado, por mais do que um grampeador inclusive, e o governo não tem instrumentos para evitar isto ?
E pra completar não tem forças pra punir !
Com tanta frouxidão só podia far no que deu.

carlosmagnobarbosa

06/05/2016 - 11h43

Desde que vazaram as noticias s/ as espionagens NSA/CIA no Planalto e na Presidenta que veio a certeza de que o golpe começaria em Washington, como em 64.

Rogerio

06/05/2016 - 10h45

Achei que a matéria não fala nada sobre o título “cérebro e cofre do golpe”.

Luiz Mattos

06/05/2016 - 10h10

No caminho com Maiakóvski

Eduardo Alves da Costa

Assim como a criança

humildemente afaga

a imagem do herói,

assim me aproximo de ti, Maiakóvski.

Não importa o que me possa acontecer

por andar ombro a ombro

com um poeta soviético.

Lendo teus versos,

aprendi a ter coragem.

Tu sabes,

conheces melhor do que eu

a velha história.

Na primeira noite eles se aproximam

e roubam uma flor

do nosso jardim.

E não dizemos nada.

Na Segunda noite, já não se escondem:

pisam as flores,

matam nosso cão,

e não dizemos nada.

Até que um dia,

o mais frágil deles

entra sozinho em nossa casa,

rouba-nos a luz, e,

conhecendo nosso medo,

arranca-nos a voz da garganta.

E já não podemos dizer nada.

Nos dias que correm

a ninguém é dado

repousar a cabeça

alheia ao terror.

Os humildes baixam a cerviz;

e nós, que não temos pacto algum

com os senhores do mundo,

por temor nos calamos.

No silêncio de meu quarto

a ousadia me afogueia as faces

e eu fantasio um levante;

mas amanhã,

diante do juiz,

talvez meus lábios

calem a verdade

como um foco de germes

capaz de me destruir.

Olho ao redor

e o que vejo

e acabo por repetir

são mentiras.

Mal sabe a criança dizer mãe

e a propaganda lhe destrói a consciência.

A mim, quase me arrastam

pela gola do paletó

à porta do templo

e me pedem que aguarde

até que a Democracia

se digne a aparecer no balcão.

Mas eu sei,

porque não estou amedrontado

a ponto de cegar, que ela tem uma espada

a lhe espetar as costelas

e o riso que nos mostra

é uma tênue cortina

lançada sobre os arsenais.

Vamos ao campo

e não os vemos ao nosso lado,

no plantio.

Mas ao tempo da colheita

lá estão

e acabam por nos roubar

até o último grão de trigo.

Dizem-nos que de nós emana o poder

mas sempre o temos contra nós.

Dizem-nos que é preciso

defender nossos lares

mas se nos rebelamos contra a opressão

é sobre nós que marcham os soldados.

E por temor eu me calo,

por temor aceito a condição

de falso democrata

e rotulo meus gestos

com a palavra liberdade,

procurando, num sorriso,

esconder minha dor

diante de meus superiores.

Mas dentro de mim,

com a potência de um milhão de vozes,

o coração grita – MENTIRA!

    Maurilio

    06/05/2016 - 10h23

    Excelente! Bem apropriado para os dias atuais!


Leia mais

Recentes

Recentes