O projeto de Serra – assim como outros do PSDB – é terrivelmente danoso para a Petrobrás e para o país, e vai na contramão da tendência internacional, presente na maioria dos países produtores de petróleo, de ampliar o controle estatal sobre sua produção e reservas.
Por isso mesmo é preciso, mais que nunca, ficar atento aos movimentos no Congresso. A luta pelo controle do pré-sal está no centro da disputa política hoje no Brasil.
A maioria das conspirações midiático-judiciais hoje em curso tem como objetivo desnacionalizar a exploração e produção do nosso petróleo.
É preciso permanecer extremamente alerta, porque eles – os entreguistas – tem uma janela aberta neste momento, em função do desgaste da imagem da Petrobrás, por um lado, que facilita o seu avanço político; e os baixos preços do petróleo, que lhes permitiriam comprar barato nossas empresas e nossas reservas.
O Cafezinho teve acesso a um relatório ainda inédito da Federação Única dos Petroleiros (FUP), que mostra a tendência marcante, nas últimas décadas, de aumento do controle estatal sobre as reservas e produção de petróleo.
Abaixo, alguns slides desse trabalho. Em seguida, matéria da RBA sobre o andamento do projeto Serra, também conhecido como Lei Chevron, no Senado.

As companhias nacionais (em azul) são empresas estatais, controladas por seus respectivos governos. Não fossem as guerras imperialistas no Iraque e Líbia, as companhias internacionais teriam ainda menos espaço.
SEM QUÓRUM
Projeto de Serra para o pré-sal tem comissão encerrada e volta ao plenário
Presidente da comissão classifica situação de ‘constrangedora’. Proposta é considerada retrógrada e senadores avaliam que deverá ser rejeitada
por Eunice Pinheiro, para a RBA
publicado 01/09/2015 11:23
Brasília – A decisão sobre quando será votado o PLS 131/2015, que retira da Petrobras a participação mínima de 30% na exploração do petróleo e gás da camada do pré-sal, está agora nas mãos do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). A comissão especial criada para discutir o projeto de autoria do senador José Serra (PSDB-SP) foi extinta, na semana passada, porque não conseguiu reunir os senadores para debater a matéria. Visivelmente irritado, o senador Otto Alencar (PSB-BA), presidente da comissão, reclamou do quórum esvaziado. “É constrangedor”, resumiu. Agora, o projeto será votado no plenário, assim que Calheiros marcar a data.
“Desde o início, esta comissão se mostrava desarticulada e desorganizada. Nem mesmo o senador Serra, autor da proposta, aparecia nas reuniões. No dia em que o presidente dissolveu a comissão, Serra chegou atrasado, perdido, perguntando o que tinha acontecido”, contou o coordenador da Federação Única dos Petroleiros, José Maria Rangel. Para ele, os próximos dias serão cruciais para a formação da estratégia de atuação dos trabalhadores, que estão fazendo um corpo a corpo com os senadores para que rejeitem a proposta de Serra.
No meio de tantas idas e vindas do PLS131/2015, que já esteve prestes a ser votado no plenário do Senado, “esvaziar a Comissão Especial foi a estratégia encontrada pelos senadores que querem a rejeição do projeto”, segundo o senador Roberto Requião (PMDB-PR). “A Comissão já foi criada de forma errada. O presidente Renan não poderia indicar o presidente, nós que teríamos de escolhê-lo pelo voto. Depois, impuseram o relator. Estava tudo errado”, explica Requião, que chegou a entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal para cancelar a comissão.
O senador acredita que o projeto pode ser derrubado no plenário. “Querem voltar com a política do FHC. Não vão conseguir isso”, afirmou, referindo-se à tentativa do ex-presidente de privatizar a estatal brasileira do petróleo.
Requião, porém, crê que o projeto não entrará na pauta de votações imediatamente. Ainda segundo o senador, Renan Calheiros teria se comprometido a segurar a proposta, ou seja, colocar o projeto na “gaveta do esquecimento”. Até quando, é imprevisível.
Se for à votação, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) também duvida que ele seja aprovado. Para ele, o projeto é inadequado e significa um retrocesso às conquistas que o país já fez. ” É um projeto contrário aos interesses do Brasil. É tão danoso, que é impossível melhorá-lo. Tem de ser derrubado”, afirmou.
Para o coordenador da FUP, o momento é de manter a atenção sobre os movimentos do autor da proposta, senador José Serra. Rangel não acredita que a extinção da Comissão Especial tenha sido uma estratégia, mas um reflexo da fragilidade da proposta. Mesmo assim, vai continuar com o movimento de pressão sobre o Parlamento.
O Palácio do Planalto também monitora o caminho que o PLS 131/2015 trilhará a partir de agora. Sem o status de urgência, ele não terá mais prioridade na pauta de votação e dependerá da decisão do presidente Renan em incluí-lo na agenda. Na reunião com os movimentos sociais, em agosto, a presidenta Dilma Rousseff afirmou que trabalharia para manter a Lei do Pré-sal, o que significa enterrar de vez a proposta de Serra.
***
PS Cafezinho: O Wikileaks vazou, alguns anos trás, conversas entre o então candidato José Serra e executivos da Chevron, petroleira norte-americana, em que o tucano prometia mudar as regras do pré-sal. De uma coisa não se pode acusar Serra: incoerência. Ele está mantendo direitinho sua promessa aos americanos.
DNA Brasileiro+500-Anos Governados Por Carrascos KhazarIanos
04/09/2015 - 22h39
Existe um único problema pelo mundo inteiro, ou seja o Sistema-Modêlo econômico em colapso e sem solução em nenhum livro ou escola.
O Brasil, além de ser atingido pelo mesmo problema mundial, enfrenta internamente o Malware Tucano. Isso é injusto.
——————————
https://www.facebook.com/662962360476139/photos/a.706150216157353.1073741829.662962360476139/706150246157350/?type=1&theater
Vera Oliveira
03/09/2015 - 10h54
Maria Carmem Lessa é necessario ler esse texto até o fim para vc entender o porque do que está acontecendo no Brasil atualmente. A lava a jato ganhou a mídia para desvalorizar a Petrobras e vende-la aos americanos a baixo preço. Corrupção sempre existiu no mundo. Não foi o PT q inventou. Roubava-se tanto ou mais nos governos anteriores, só q ninguem sabia pois a midia estava aliada aos governantes. Dilma e Lula mudaram essa situação possibilitando q a policia federal possa apurar os casos de corrupção. A mídia q é controlada por grandes familias abastadas ñ tem interesse algum em ficar do lado dos trabalhadores. Para acabar com o governo Dilma fazem de tudo para difamá-la. Tente ver menos a TV globo e procure saber a verdade na Internet. Parabens pela linda netinha!
Renato Bloisi
03/09/2015 - 06h48
Não dá prá confiar no Renan com o projeto nas mãos esperando bom tempo…
Cremilda Moreira
03/09/2015 - 04h27
Saiam pra lá seus privatistas inescrupulosos, vendilhões do templo! Tirem este olho gordo da Petrobrás. Privatizaram os transportes, as comunicações(Embratel), a CBTU, a Vale do Rio Doce, a CSN, acabaram com o Loyd Brasileiro e o que de fato ganhamos com estas privatizações. Tudo ficou muito mais caro. Há um grande monopólio concentrado nas mãos de poucos, estabelecem e ditam as regras e os preços que bem entendem. O povo permaneceu na miséria. Paralelo a todas estas privatizações, estabeleceram a indústria da fome, da seca e da miséria, aumentou o contingente populacional nas favelas, expulsos dos campos grilados pela indústria agrícola para atender ao mercado internacional. Lula foi eleito e derrubou estes mitos de pseudo prosperidade do captalismo selvagem, retirada dos direitos dos trabalhadores e fica aí esta direita fascista, atrapalhando o país de avançar de fato. São uns parasitas! Parasitas! Isto sim! Sugaram e querem permanever sugando na teta do Estado e querendo dar uma de éticos e moralistas. Ah, vão pro inferno! Lula pra 2018!
Vera Oliveira
03/09/2015 - 11h00
É isso aí Cremilda!
Valdelio Assis
03/09/2015 - 04h26
Os bandidos entreguistas… A cadeia espera por eles… Breve!
Hannah da Terra
03/09/2015 - 03h22
É um zumbi.
Anônimo
03/09/2015 - 01h13
E tem gente que acredita
Cassiano Ricardo Pereira Peluso
03/09/2015 - 00h57
Conversa rasa essa de entreguismo, retrógrada, demagoga! Burra!
Cassiano Ricardo Pereira Peluso
03/09/2015 - 00h56
Os países mais ricos do mundo “entregaram” a exploração do seu petróleo para a iniciativa privada. Por que será?!
Em tempo “entregaram” não, concederam, partilharam, abriram o mercado! Pq temos tão poucas refinarias? Por que mesmo o Petróleo sendo “nosso” temos combustíveis tão caros?!
Maria Helena Freitas
02/09/2015 - 23h13
Viva a democracia. Viva a Petrobrás, ela é nossa..!!!
Felipe Streif
02/09/2015 - 22h39
Alguém salve a cadeia produtiva de Óleo & Gás. So com a chegada de novos produtores é que as empresas odiarão sobreviver
Mônica Dias Rêgo
02/09/2015 - 22h28
Mas a luta continua.
Eles sabem que a população tá cobrando e tá ligada. No dia em que o povo cair no esquecimento, eles vão arrebentar com o nosso pré-sal.
Jefferson De Paula
02/09/2015 - 22h07
NÃO VAMOS ESMORECER !!! ESSES CANALHAS GOLPISTAS NÃO PODEM TER TRÉGUA.
Toinha Rodrigues
02/09/2015 - 21h37
Dilma mantém a lei do pré sal. Tem q dar um basta em Cunha, Renan E Serra.
Daulto Bitencourte Garcia
02/09/2015 - 21h22
Não tem nada de entreguismo no projeto Serra. O que adianta a petrobras tentar deter 30% de tudo, não ter caixa para bancar e menos ainda para tocar as operações, por que pela lei da partilha ela é a única responsável pela operação. O petroleo vai continuar lá embaixo no pré-sal, não haverá recursos para educação, saúde e o petroleo do xisto logo vai tornar inviavel extrair o óleo do pré sal. Ma o que fazer contra os xenófobos estatizanates e neo nacionalistas.
Cláudio
02/09/2015 - 17h38
Não Miguelito, não foi a primeira vitória dos petroleiros; essa foi a segunda. A primeira vitória dos petroleiros foi conseguir que a PTbras distribuísse lucros aos empregados, mesmo quando a empresa tem prejuízo. Só no Brasil essas coisas acontecem !
Geraldo Mauro Mauro
02/09/2015 - 18h53
Que trio heim!!!!!
Oliveira Nunes
02/09/2015 - 17h02
sem pesqisa sem esforço sem rtrabalho algum
Erik Bronger
02/09/2015 - 15h29
Esta idéia de obrigar a Petrobrás a participar com 30% em todos os contratos é muito sedutora, um misto de nacionalismo com ganância. Eu mesmo me seduzo por isto.
Mas infelizmente não é realista. A Petrobrás não tem caixa para participar de tudo. Então ficamos novamente com a crueldade da matemática: 30% de nada é igual a nada.
Vamos deixar a iniciativa privada participar e correr seus riscos.
Se não acharem nada, a Petrobras também não perde nada. Mas se acharem, ganhamos em impostos, que no caso do petróleo são bem altinhos.
O pré-sal foi descoberto faz anos mas até agora só gerou blá-blá-bla.
Leiam o livro Lágrimas e Bilhões.
Fernando EAdriana
02/09/2015 - 16h06
Não concordo, não tem o q procurar, já está comprovado, o petróleo está lá, o Brasil tem condições de explorar o pré-sal, já estamos retirando mais de 1 milhão de barris dia. Mudar o regime de partilha é entregar ouro ao bandido. Entregar a multinacionais q não tem compromisso c/ o país e perde-se milhões de empregos nos equipamentos, tecnologia de ponta, navios,sonda e etc …, q serão encomendados fora do Brasil. Se não manter a Petrobras como sócia em todos os campos, estaremos perdendo milhões de empregos na indústria do antes e pós extração do petróleo, não é o só o valor do óleo q conta, pense nisto.
Rosa Vargas
02/09/2015 - 17h09
aH É?????????????? qUEM DISSE?…O Serra?????????????
Erik Bronger
02/09/2015 - 20h05
Não foi o Serra. Tá nos jornais mesmo. O caixa da PB está rapado e eles precisam levantar dinheiro de algum jeito. Provavelmente farão uma nova emissão de ações.
Miguel do Rosário
02/09/2015 - 17h34
Se tem mais de 200 bilhões de barris sob o mar, o problema de capitalização não é tão grande.
Erik Bronger
02/09/2015 - 20h20
A PB não acabou de vender uma de suas divisões para fazer caixa? Até ela se recuperar vai demosra anos. Neste meio tempo pode conseder alguns poços à iniciativa privada.
Olhe aqui também:
http://brasilsoberanoelivre.blogspot.com.br/2015/06/petrobras-corta-investimento-em-us-90.html
Nelson Ribeiro
02/09/2015 - 22h59
Vender ações meu caro Erik… vender ações sim. Já vem vendendo ações por muitos anos na bolsa de valores. Ordinárias, preferênciais, provê para o mercado de futuros… isso sim. No mais os jornais não disseram que o Youssef morreu no dia das eleições do segundo turno? Tem que continuar bombando petróleo e fazer caixa para o investimento, deixa o especulador financiar. Só isso.
Erik Bronger
02/09/2015 - 23h08
Ao vendar novas ações a PB não criará valor, apenas diluirá o mesmo valor da empresa entre as ações já existentes.
Acreditarias talvez em uma reportagem de uma revista de esquerda?
Está escrito:
“Primeiro, que qualquer empreendimento comercial, para ser sustentável, tem que ser lucrativo. O controle de preços de combustíveis foi a ação mais desastrada sobre a companhia desde a quebra do monopólio. Segundo, que não basta querer crescer. Há fatores tecnológicos e organizacionais que representam limites concretos para a “aceleração do crescimento” dos negócios. Ao ignorar essas realidades o governo federal causou um prejuízo que será pago com destruição de milhares de postos de trabalho, e colocou em xeque o papel da Petrobras na indústria brasileira de petróleo.”
http://www.cartacapital.com.br/blogs/outras-palavras/petrobras-as-causas-da-crise-alem-da-lava-jato-305.html
Cassiano Ricardo Pereira Peluso
03/09/2015 - 00h58
Qual seria o compromisso da Petrobras com o país?!!
Erik Bronger
03/09/2015 - 01h01
Qual o compromisso da Shell com a Holanda? Da BP com a Inglaterra?
Ivã Carvalho Fonseca
02/09/2015 - 15h13
cuidado os tucanos querem de qualquer jeito presidencial pense desde agora como votar e em quem votar
Paulo Voinschi
02/09/2015 - 14h55
Acho que a Petrobras deve ser vendida sim. Com ela temos os piores e mais caros combustíveis do mundo, inclusive o GNV e o GLP; além do que como estamos vendo, ela alimenta uma imensa rede de corrupção e desvio de $$$$$ para os políticos. A tão propalada auto-suficiência nunca chega e vamos entregando refinarias e complexos de exploração petrolífera para os “hermanos” em troco de nada.
Fernando EAdriana
02/09/2015 - 16h07
É justamente isto q ouço e leio na mídia, então não concordo!
Erik Bronger
02/09/2015 - 20h17
A Vale, depois de privatisada, também trouxe muito mais benefícios (em forma de impostos) do que quando era mais uma estatal jurásica brasileira.
Marcelo Aranha De Sousa Pinto
02/09/2015 - 14h54
“O limite é o elementar limite da lei”
O governo federal transformou deliberadamente dívida pública em déficit de atenção (…)
Elementar os óbvios: falsidade ideológica, falsidade ideológica eleitoral, apropriação indébita ou estelionato contra a campanha, lavagem de dinheiro ou sonegação fiscal.
Partidos e sindicatos cooptados são duplamente responsáveis pelo rombo que ocultaram em público com dinheiro público.
Partidos e sindicatos são prestadores de serviços regidos pelas regras do “direito privado” e não do direito público.
Elementar do verbo elementar: ou estamos em um governo de leis ou em um governo de pessoas (…)
Maria Zelia Camerini
02/09/2015 - 14h27
São estes os possíveis candidatos a Presidência? ? Todos perfeitos!! ! O Brasil espera por dias melhores! Quem sabe? TODOS FICHA #LIMPÀÀAAAAAAAA!! !!!!!…
Messias Franca de Macedo
02/09/2015 - 10h31
Da Série ‘Farinha podre entreguista do mesmo saco IMUNDO e antinacionalista’!
https://www.youtube.com/watch?v=K2DcPlUePiA
JS, tarja preta, é um ‘jenio’!
Não sabe onde nasceu!
Até, até o Boris foi obrigado a corrigir …
Publicado em 01/09/2015
(…)
FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.conversaafiada.com.br/tv-afiada/2015/09/01/js-tarja-preta-e-um-jenio-nao-sabe-onde-nasceu/
Cunha e Silva
02/09/2015 - 10h24
Ele tem que manter a palavra , já recebeu adiantamento.!
Messias Franca de Macedo
02/09/2015 - 10h10
Um milhão de barris por dia. O pré-sal já chegou lá, apesar dos urubus
POR FERNANDO BRITO · 02/09/2015
http://tijolaco.com.br/blog/wp-content/uploads/2015/09/milhao.jpg
(…)
FONTE [LÍMPIDA!]: http://tijolaco.com.br/blog/?p=29364