É quase impossível analisar objetivamente o último debate realizado na Globo.
As opiniões já estão formadas, poluindo qualquer resquício de neutralidade. E o problema nem sempre é que davamos vitória automática ao candidato que apoiamos. Às vezes a ansiedade nos deixa críticos demais inclusive com estes.
O eleitor comum costuma ser mais complexo do que se imagina. Frequentemente, o que o atrai não é o candidato autoconfiante e inabalável.
Ontem, no debate da Globo, por exemplo, os eleitores “indecisos” convocados tremiam horrivelmente diante das câmeras.
Não estão acostumados à violência da exposição midiática.
Neste sentido, talvez Dilma tenha produzido uma empatia maior. Porque, curiosamente, apesar dela ser a favorita e a líder nas pesquisas, via-se que estava mais nervosa que seu adversário.
Afinal, o tucano é uma raposa que exerce cargos políticos desde o final da adolescência.
Aécio nunca enfrentou nenhuma dificuldade. Com 17 anos, tinha um emprego no Ministério da Justiça. Com 19, era secretário no gabinete do pai. Sempre morando no Rio, apesar da função ser exercida em Brasília. Provavelmente, Aécio nem comparecia ao trabalho.
Ainda com 17, em viagem aos EUA, Aécio dá entrevista dizendo que as mulheres brasileiras não precisam trabalhar, porque tem duas empregadas doméstica cada uma. Numa frase, vários preconceitos, inúmeras demonstrações de ignorância política.
Aos 25 anos, Aécio ganha uma rádio de Sarney.
É assim que ele constrói sua carreira política, sempre recebendo favores da família e de amigos da família.
Dilma, filha de um imigrante búlgaro sem qualquer conexão política, construiu a sua vida pública pela via mais difícil que se possa imaginar: arriscando-se, ainda muito jovem, numa luta desigual contra a ditadura.
Perdeu inúmeras batalhas.
Foi encarcerada e torturada por anos a fio. A presidenta já relatou o que sofreu em sua biografia. Pau de arara, choque, espancamento, além da humilhação constante de ser exposta nua aos trogloditas da ditadura. Passou por interrogatórios excruciantes.
Até hoje, a presidenta tem problemas de dentição em resultado de golpes em seu rosto.
A eleição tem coerência.
Aquele que sempre recebeu as benesses dos opressores, da ditadura, é o candidato dos ricos e da mídia, da mesma mídia que apoiou o regime militar.
Aquela que lutou contra a tirania, e o fez tendo como recompensa apenas a prisão e a tortura, é a candidata do povo e daqueles que, até hoje, lutam por justiça social e aprofundamento da democracia.
Observe ainda a timidez dos colunistas hoje em afirmar quem venceu o debate. Possivelmente estão confusos, como a maioria dos analistas.
Talvez a razão da dificuldade em analisar o debate seja justamente a nossa obsessão pela objetividade.
Há um momento em que é preciso apelar para a sensibilidade e para a intuição.
Uma reportagem publicada hoje, no Estadão, nos dá subsídio para entender uma possível vitória de Dilma, tanto no debate de ontem quanto nas eleições de domingo.
Reproduzo um trecho abaixo.
anac
25/10/2014 - 23h12
Quem é essa mulher que traz consigo uma ROSA VERMELHA e com o punho esquerdo cerrado vem nos trazer a LIBERTAÇÃO? Quem é essa mulher que caminha sobre o fogo e mesmo tendo a ALMA ferida pela espada do inimigo não desiste de sua MISSÃO? Ela vem de um lugar em formato de CORAÇÃO e o seu nome é JOANA DARC da SUBVERSÃO. LUZ NA TERRA DE SANTA CRUZ
Anônimo
26/10/2014 - 09h39
Luz na Terra de Santa Cruz!!!!!
Manu
25/10/2014 - 17h14
Coxinhas comecem a chorar….
http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/eleicoes-2014/eleicoes-na-pesquisa-ibope-de-hoje-a-noite-dilma-mantera-vantagem/
Emilson
25/10/2014 - 15h58
Eu sou suspeitou para falar pois sou Dilma até a bufa, como se diz no nordeste. O Aecim passa aquela imagem de 171. Ele não tem co.promisso com a verdade.
rinaldo de assis ferreira
25/10/2014 - 15h21
Aline Paiva,nao fique assim tao preocupada. Em todas as eleicoes sempre foi assim,terrorismo por parte da imprensa e mesmo assim sempre vencemos. Nao se apegue as pesquisas do Verita,Sensus e CNT/Mda. Sao todas compradas.Nem no datafolha,ibope e vox populi,mas essas sao as que retratam melhor a realidade. Tudo vai dar certo e nos vamos vencer as eleicoes. Animo ,fe e pensamento positivo.Amanha a noite faremos a festa. Dilma 13
maria backes
27/10/2014 - 10h53
Um beijo, aline! O teu prognóstico acertou em cheio!
Rose Kriger
25/10/2014 - 16h59
Camile Scola Valiatti Lucy Scola Vicente Trapp Santarossa Rudi Kriger Camila Ribeiro Nogueira Janete Kriger
Clivane Araujo
25/10/2014 - 16h55
Sou Dilma Sou 13…………………………
Sylvia Aguiar
25/10/2014 - 16h53
#Dilma13 #SomosTodosDilma
César Nóbrega
25/10/2014 - 14h52
Aécio,amigo de Perrella,sabe dizer a quem pertence a droga presa dentro do helicóptero?
Samurai
25/10/2014 - 14h51
pessoal,
no caso de eleição (toc toc toc na madeira 3 x) do candidato Sr. Néscio,
1 – quem seria sua ministra da cultura? A Lindsay Lohan?
2 – na pasta da economia teríamos a Leitoa Plim Plim (aquela que preve uma catástrofe diferente a cada dia)?
3 – o veículo oficial do presidente Néscio seria um helicoptero?
4 – e as obras que esse governo faria? estradas ligando suas fazendas às dos donos das organizações BOBO?
5 – no transito , o bafometro seria abolido?
6 – o programa mais importante seria o “minha fazenda minha vida”?
7 – e o programa atual Mais Médicos seria substituído pelo novíssimo “Mais Veterinários”?
na dúvida dessas e de outras questões… DILMA 13 !!!!!!
A Luta Continua
25/10/2014 - 17h20
Samurai, faltou o “Meu Banho, Minha Vida”!rsrsrrs
Aline C Pavia
25/10/2014 - 14h40
MIGUEL DENÚNCIA URGENTE ALERTE TODO MUNDO PELO AMOR DE DEUS
Tem uma pesquisa CNT/MDA que diz que a vantagem inverteu
Ontem ISTOÉ Sensus tb dava vantagem pra Aécio
Globonews está colocando Aécio ao vivo para comentar a denúncia da Veja e o “ataque” à editora Abril
Globo está toda hora chamando para um “boletim especial ao vivo” com as “novas pesquisas” Ibope e Datafolha
Vão detonar a Veja no jornal nacional DE HOJE, quando não tem mais horário eleitoral nem debate nem propaganda
PELO AMOR DE DEUS É O GOLPE EM MARCHA ESCANCARADO!! mudaram os quadros do jornal hoje para mostrar a Veja e a editora Abril unindo à UJS que já falou que NÃO FOI ELA que pixou a Abril
DIVULGUE PRA TODO MUNDO MIGUEL
anderson
25/10/2014 - 16h57
Ja que o TSE nao vai dar direito algum de resposta logo apos o JN, creio que, preventivamente, deveriamos reunir uma multidao de algumas milhares de pessoas em frente da globo a partir desta tarde para ver se eles terao coragem de dar o golpe. Vamos para a frente da globo. Como contactamos o pessoal no Rio, Brasilia, sao Paulo, Fortaleza, Recife, Salvador, Belem, BH, e demais capitals?
Sandro Linhares
25/10/2014 - 16h37
Aécio, depois do debate de ontem, do pó viestes ao pó retornarás!
Frances-clai Franco Posch
25/10/2014 - 16h24
45
A Luta Continua
25/10/2014 - 17h23
Como assim? Colt 45?
Vai de 13, que é o número da sorte!
Nilda
25/10/2014 - 14h13
Dilma Coração valente. A verdade vencerá a mentira. Povo Valente, Vota 13. Viva nosso querido Brasil.
Mozart Souza
25/10/2014 - 16h13
O que que vocês acham? http://www.revistaforum.com.br/rodrigovianna/palavra-minha/debate-na-globo-e-final-os-indecisos-ficaram-com-quem-meu-banho-minha-vida/
Sonia Regina Trambaioli
25/10/2014 - 16h09
#Dilma 13
Salomão Urias
25/10/2014 - 13h59
O candidato da mudança…o mundo gira e ele roda.
Reinaldo José Mercador Dantas
25/10/2014 - 13h57
DILMA 13
Luiz Barcelos
25/10/2014 - 13h55
O JH acabou de fazer longa matéria sobre o “ataque” contra a Veja. Em plena São Paulo, nos portões de uma empresa de comunicação, não houve sequer imagem de algum cinegrafista amador, apenas imagens com pichações na rua e na mureta de separação das vias. Mas a matéria teve direito a loooongo pronunciamento do candidato tucano e reprodução de trechos de notas de repúdio. Se no JH foi esse nível de manipulação, imagina o que vem no JN.
Camilo Árabe
25/10/2014 - 14h18
Sim, por isso é fundamental o papel da rede em desmascarar as diversas mentiras da Revista Veja e da grande mídia.
Neusa Meinhardt
25/10/2014 - 15h55
13 Dilma Rousseff.
Vitor
25/10/2014 - 13h46
Tenho duas certezas: Aécio ganhou o debate (é muito melhor que Dilma nisso) e domingo Dilma leva as eleições! Dilma 55% x 45% Aécio!
Mariano S Silva
25/10/2014 - 13h40
O Grito de Botafogo
Alguém escreveu, hoje de madrugada, que logo após o debate na TV Globo muitas pessoas chegavam à janela em seu prédio e prédios vizinhos e espontaneamente gritavam: é Dilma, é Dilma, é Dilma!
Para que se possa entender o significado desse fato é importante, para quem não conhece o Rio de Janeiro, situar no contexto espacial-temporal o bairro e sua representação sócio-econômica. Botafogo é hoje, no Rio de Janeiro, um bairro quase que recentemente construído. Seus prédios residenciais novos e dotados de todos os serviços: garagem para dois ou mais carros, salão de festas, etc. O bairro em si dispõe de alguns dos melhores colégios da cidade, notadamente, o Santo Inácio, porta de entrada para a Pontifícia Universidade Católica, universidade onde estuda a elite do Rio. Um rede de clínicas médicas altamente especializadas e alguns dos melhores hospitais da cidade estão a poucas quadras de distância. Cinemas de arte, shoppings e restaurantes de boa e fina comida compõem as opções de lazer. Algumas sedes de grandes empresas e a presença de empreendimentos de software e alta tecnologia são ofertas de trabalho local para a população local. Por tudo isso pode-se afirmar, sem possibilidade de engano, que uma família média para viver ali necessitaria de uma renda mínima de uns R$20.000,00 mensais. A conclusão é que o grito que ali se ouviu partiu de pessoas do topo da classe média. Pessoas que desfrutam de confortos semelhantes aos da classe média do mundo desenvolvido, mas tem que trabalhar duro para se manter nessa situação. É dessa classe que partem muitos dos reclamos por melhores serviços, de aeroportos, transportes urbanos, atendimento médico e escolas de alta qualidade para seus filhos. Essas pessoas que chegam em casa, após um dia de cerca de doze horas fora do lar, cansadas se dedicam ao convívio familiar, restando pouco ou nenhum tempo para lerem e se informarem. Este é um quadro típico das grandes metrópoles brasileiras, onde as doze horas se decompõem em: oito horas de trabalho, uma hora de almoço e três horas em trânsito indo e vindo. Se adicionarmos as típicas oito horas de sono, vemos que o que resta do dia é muito pouco para dividir entre o convívio familiar e o entendimento do que se passa no mundo. Compreendi isto muito cedo em minha vida e me mudei para uma cidade de porte médio…Resumindo, assim se entende o porque de a classe média já estabelecida ter se colocado a favor de uma candidatura alternativa (enganadora, na realidade, como os fatos depois demonstraram).
Com o desmonte da farsa representada pela candidatura Marina, este segmento da população acordou para a reflexão e percebeu com mais clareza onde estavam seus reais interesses. Diferentemente dos povos do Norte e Nordeste que sentiram diretamente em suas vidas (o que os tucanos desdenhadamente sugerem com o estômago) o reflexo da ação do Governo Federal através de melhorias, o resto da população dos outros estados, à exceção das populações da periferia das grandes cidades, não sentiu diretamente os efeitos das mudanças. Para as classes médias urbanizadas dos grandes centros a vida continuou igual, porém com mais gente (a classe média ascendente) demandando por quase os mesmos serviços. O fim da enganação orquestrada pela mídia da “Nova Política”, levou ainda uma parte expressiva da população das urbes a considerar a opção da candidatura Aécio. Como explicar então o Grito de Botafogo.
A classe média não tem nada de estúpida, acho mesmo que aí reside a maior parte da “inteligentsia” brasileira. As chamadas elites, ao meu ver, fracassaram neste país. São detentoras do poder econômico porém não mais do saber, este último foi apropriado pela classe média. Isto deve ser tributado ao fato que as melhores universidades brasileiras são públicas! Será que dá para se entender porque os tucanos querem privatizar as grandes universidades públicas? Eles, obviamente, não dizem isto, mas por onde eles passam praticam uma política de arrasa quarteirão nas mesmas (vide USP). Além disso, a crise de abastecimento de água na grande vizinhança da capital paulista afetou grande parte dessa mesma classe média e a desencantou com a possibilidade de governos tucanos virem a prestar os bons serviços que aquela reclama. Ora, o desmantelamento da gratuidade das grandes universidades públicas e a não prestação de serviços essenciais com a qualidade desejada não batem com demandas mínimas de quem deseja se situar de fato no primeiro mundo. Somando-se a isso as incertezas de políticas contracionistas, que tendem a debelar a inflação (que não afeta tanto a classe média) com arrocho nos seus salários, via sobra de mão de obra, juros altos nas prestações de bens e falta de dinheiro girando no mercado (menos, portanto, para o comércio), a cautela recomenda não arriscar tanto…A escolha de Dilma é perfeitamente racional e a desconfiança de que havia um monte de tapeação nas parcas informações que recebia se torna óbvia. O assunto cansado da corrupção passa a ser encarado mais criticamente…
São Paulo teve, no passado distante, políticos sérios e até mesmo os rouba-mas-faz que construíram a grandeza do mais rico estado da federação. Esses administradores do bem público, de um modo ou outro, fizeram barragens, usinas hidroelétricas, grandes reservatórios de água, como o Cantareira, uma vasta rede de metro e trens urbanos, três das maiores universidades do país e atraíram, em função desses bons serviços, inúmeras empresas que contribuem para a prosperidade do povo paulista. Eu mesmo por lá morei ao longo de cinco anos. Entretanto, com a chegada ao poder do PSDB, muita coisa parou de acontecer em São Paulo. Antes os governantes agiam em função dos interesses da classe empresarial do estado, com pouca ação dedicada a população mais pobre. Mas ao prestar serviços aos mais ricos sobrava ainda alguma coisa aos mais pobres, como efeito colateral. Por ex: para transportar a mão de obra barata da periferia ao trabalho era essencial o metrô. As indústrias necessitavam de água para se movimentar e por aí segue…Curiosamente, entretanto, os tucanos parecem ter um atávico interesse pelo investidor estrangeiro, não sossegam em seu ninho enquanto não colocam ações de companhias estatais (estaduais e federais, no passado) na bolsa de Nova Iorque. Aí tem que distribuir gordos dividendos aos pobres investidores americanos e os serviços públicos que se danem!
Estou na esquerda democrática há um bom tempo, mas não se faz mais direita como antigamente. O que eu chamo de esquerda democrática é aquela forma de governo lastreado na democracia, com um estado forte inseminador e regulador, a livre iniciativa por parte dos cidadãos e direitos humanos respeitados com igualdade de oportunidades para todos. O que eu chamo de direita de antigamente é quem defende ou não a democracia e estado mínimo ou não, porém voltado para o interesse de seus cidadãos. Algo como a direita europeia ou norte-americana. Ocorre que a direita visível atualmente e que é representada pelo PSDB é uma direita voltada para os interesses…dos EUA! Que a mídia, dita brasileira, é atrelada ao Império do Norte não representa grande novidade. Sempre o foi. A explicação deriva dos controles sobre as agências que distribuem notícias (antigamente era o papel de imprensa) internacionais. Então parece que o PSDB é, na verdade, não mais que a imprensa. É este fato que aponta para a necessidade de uma Lei de Meios, para desmembrar os grandes cartéis que modulam a democracia brasileira.
Quem sabe a classe média, obrigada a refletir na hora de votar, começou a perceber este “imbroglio”.
Pelo bem do país, urge que intelectuais de direita, construam uma direita realmente voltada para os interesses de uma parcela dos cidadãos brasileiros. Isto não vai ser feito da noite para o dia, porque discursos vazios não colam mais. Terá que ser construída no longo prazo COM AÇÕES.
Eu continuarei trabalhando à esquerda, mas se queremos ter no futuro uma democracia com fiscalizações honestas e justiça equilibrada a outra parte terá que fazer seu dever de casa em acordo com o Brasil maior que todos queremos.
CHEGA DE ENGANAÇÃO POIS ESTE NÃO É UM PAÍS DE OTÁRIOS!!!
O Grito de Botafogo
Alguém escreveu, hoje de madrugada, que logo após o debate na TV Globo muitas pessoas chegavam à janela em seu prédio e prédios vizinhos e espontaneamente gritavam: é Dilma, é Dilma, é Dilma!
Para que se possa entender o significado desse fato é importante, para quem não conhece o Rio de Janeiro, situar no contexto espacial-temporal o bairro e sua representação sócio-econômica. Botafogo é hoje, no Rio de Janeiro, um bairro quase que recentemente construído. Seus prédios residenciais novos e dotados de todos os serviços: garagem para dois ou mais carros, salão de festas, etc. O bairro em si dispõe de alguns dos melhores colégios da cidade, notadamente, o Santo Inácio, porta de entrada para a Pontifícia Universidade Católica, universidade onde estuda a elite do Rio. Um rede de clínicas médicas altamente especializadas e alguns dos melhores hospitais da cidade estão a poucas quadras de distância. Cinemas de arte, shoppings e restaurantes de boa e fina comida compõem as opções de lazer. Algumas sedes de grandes empresas e a presença de empreendimentos de software e alta tecnologia são ofertas de trabalho local para a população local. Por tudo isso pode-se afirmar, sem possibilidade de engano, que uma família média para viver ali necessitaria de uma renda mínima de uns R$20.000,00 mensais. A conclusão é que o grito que ali se ouviu partiu de pessoas do topo da classe média. Pessoas que desfrutam de confortos semelhantes aos da classe média do mundo desenvolvido, mas tem que trabalhar duro para se manter nessa situação. É dessa classe que partem muitos dos reclamos por melhores serviços, de aeroportos, transportes urbanos, atendimento médico e escolas de alta qualidade para seus filhos. Essas pessoas que chegam em casa, após um dia de cerca de doze horas fora do lar, cansadas se dedicam ao convívio familiar, restando pouco ou nenhum tempo para lerem e se informarem. Este é um quadro típico das grandes metrópoles brasileiras, onde as doze horas se decompõem em: oito horas de trabalho, uma hora de almoço e três horas em trânsito indo e vindo. Se adicionarmos as típicas oito horas de sono, vemos que o que resta do dia é muito pouco para dividir entre o convívio familiar e o entendimento do que se passa no mundo. Compreendi isto muito cedo em minha vida e me mudei para uma cidade de porte médio…Resumindo, assim se entende o porque de a classe média já estabelecida ter se colocado a favor de uma candidatura alternativa (enganadora, na realidade, como os fatos depois demonstraram).
Com o desmonte da farsa representada pela candidatura Marina, este segmento da população acordou para a reflexão e percebeu com mais clareza onde estavam seus reais interesses. Diferentemente dos povos do Norte e Nordeste que sentiram diretamente em suas vidas (o que os tucanos desdenhadamente sugerem com o estômago) o reflexo da ação do Governo Federal através de melhorias, o resto da população dos outros estados, à exceção das populações da periferia das grandes cidades, não sentiu diretamente os efeitos das mudanças. Para as classes médias urbanizadas dos grandes centros a vida continuou igual, porém com mais gente (a classe média ascendente) demandando por quase os mesmos serviços. O fim da enganação orquestrada pela mídia da “Nova Política”, levou ainda uma parte expressiva da população das urbes a considerar a opção da candidatura Aécio. Como explicar então o Grito de Botafogo.
A classe média não tem nada de estúpida, acho mesmo que aí reside a maior parte da “inteligentsia” brasileira. As chamadas elites, ao meu ver, fracassaram neste país. São detentoras do poder econômico porém não mais do saber, este último foi apropriado pela classe média. Isto deve ser tributado ao fato que as melhores universidades brasileiras são públicas! Será que dá para se entender porque os tucanos querem privatizar as grandes universidades públicas? Eles, obviamente, não dizem isto, mas por onde eles passam praticam uma política de arrasa quarteirão nas mesmas (vide USP). Além disso, a crise de abastecimento de água na grande vizinhança da capital paulista afetou grande parte dessa mesma classe média e a desencantou com a possibilidade de governos tucanos virem a prestar os bons serviços que aquela reclama. Ora, o desmantelamento da gratuidade das grandes universidades públicas e a não prestação de serviços essenciais com a qualidade desejada não batem com demandas mínimas de quem deseja se situar de fato no primeiro mundo. Somando-se a isso as incertezas de políticas contracionistas, que tendem a debelar a inflação (que não afeta tanto a classe média) com arrocho nos seus salários, via sobra de mão de obra, juros altos nas prestações de bens e falta de dinheiro girando no mercado (menos, portanto, para o comércio), a cautela recomenda não arriscar tanto…A escolha de Dilma é perfeitamente racional e a desconfiança de que havia um monte de tapeação nas parcas informações que recebia se torna óbvia. O assunto cansado da corrupção passa a ser encarado mais criticamente…
São Paulo teve, no passado distante, políticos sérios e até mesmo os rouba-mas-faz que construíram a grandeza do mais rico estado da federação. Esses administradores do bem público, de um modo ou outro, fizeram barragens, usinas hidroelétricas, grandes reservatórios de água, como o Cantareira, uma vasta rede de metro e trens urbanos, três das maiores universidades do país e atraíram, em função desses bons serviços, inúmeras empresas que contribuem para a prosperidade do povo paulista. Eu mesmo por lá morei ao longo de cinco anos. Entretanto, com a chegada ao poder do PSDB, muita coisa parou de acontecer em São Paulo. Antes os governantes agiam em função dos interesses da classe empresarial do estado, com pouca ação dedicada a população mais pobre. Mas ao prestar serviços aos mais ricos sobrava ainda alguma coisa aos mais pobres, como efeito colateral. Por ex: para transportar a mão de obra barata da periferia ao trabalho era essencial o metrô. As indústrias necessitavam de água para se movimentar e por aí segue…Curiosamente, entretanto, os tucanos parecem ter um atávico interesse pelo investidor estrangeiro, não sossegam em seu ninho enquanto não colocam ações de companhias estatais (estaduais e federais, no passado) na bolsa de Nova Iorque. Aí tem que distribuir gordos dividendos aos pobres investidores americanos e os serviços públicos que se danem!
Estou na esquerda democrática há um bom tempo, mas não se faz mais direita como antigamente. O que eu chamo de esquerda democrática é aquela forma de governo lastreado na democracia, com um estado forte inseminador e regulador, a livre iniciativa por parte dos cidadãos e direitos humanos respeitados com igualdade de oportunidades para todos. O que eu chamo de direita de antigamente é quem defende ou não a democracia e estado mínimo ou não, porém voltado para o interesse de seus cidadãos. Algo como a direita europeia ou norte-americana. Ocorre que a direita visível atualmente e que é representada pelo PSDB é uma direita voltada para os interesses…dos EUA! Que a mídia, dita brasileira, é atrelada ao Império do Norte não representa grande novidade. Sempre o foi. A explicação deriva dos controles sobre as agências que distribuem notícias (antigamente era o papel de imprensa) internacionais. Então parece que o PSDB é, na verdade, não mais que a imprensa. É este fato que aponta para a necessidade de uma Lei de Meios, para desmembrar os grandes cartéis que modulam a democracia brasileira.
Quem sabe a classe média, obrigada a refletir na hora de votar, começou a perceber este “imbroglio”.
Pelo bem do país, urge que intelectuais de direita, construam uma direita realmente voltada para os interesses de uma parcela dos cidadãos brasileiros. Isto não vai ser feito da noite para o dia, porque discursos vazios não colam mais. Terá que ser construída no longo prazo COM AÇÕES.
Eu continuarei trabalhando à esquerda, mas se queremos ter no futuro uma democracia com fiscalizações honestas e justiça equilibrada a outra parte terá que fazer seu dever de casa em acordo com o Brasil maior que todos queremos.
CHEGA DE ENGANAÇÃO POIS ESTE NÃO É UM PAÍS DE OTÁRIOS!!!
wagner
25/10/2014 - 15h49
Pq você não vai morar em Cuba ??? Prefiro me abraçar com os EUA e Europa do que com Cuba, Venezuela e Bolivia !!!
Mariano S Silva
25/10/2014 - 17h05
Não tenho nada contra suas preferências, mas pelo jeito você gosta de ser abraçado por trás.
Luciana Monteiro
25/10/2014 - 15h37
Eu venci ….
Dora Lima
25/10/2014 - 15h37
Dilmaaaaaa
Diego Silva
25/10/2014 - 15h32
#mudamaisDilma13
Suely Carvalho
25/10/2014 - 15h32
Quem viveu no governo de Aécio Neves como eu,não digita 45 nem no microondas.
Roberto
25/10/2014 - 13h21
Não assisti pq não tenho estomago pra aguentar o aecio. E eu já tenho o meu voto cristalizado: DILMA 13.
Ronaldo Souza
25/10/2014 - 15h16
Por que isto é importante
Porque é um projeto de lei que cria cargos nas áreas mais carentes da Brasil: SAÚDE, EDUCAÇÃO e SEGURANÇA. Devido a esse ano de 2014 ter sido cheio de feriados e eventos (Copa e Eleições) o projeto de lei 6244/2013 que deveria ter prioridade (pois seu regime de tramitação é prioritário
Peço aos meus amigos que assinem e compartilhem. Não é importante só para mim, mas para todos os brasileiros que esse projeto de lei seja aprovado. Como é de conhecimento de todos, politicos só fazem qualquer coisa se tiver protesto ou for parar na TV. Conto com a consciência de cada um em contribuir com um país melhor assinando a petição e assim ajudando a pressionar os deputados.
http://www.avaaz.org/po/petition/Presidente_da_Camara_dos_Deputados_Henrique_Eduardo_Alves_Promova_a_aprovacao_do_PL62442013/?cfLdNeb
Carlos A. Pires
25/10/2014 - 15h07
Tenho certeza que a minha candidata DILMA13 não tem VÍCIOS PERIGOS que possam comprometer o futuro de um povo e de um país inteiro. Tome cuidado! Fique esperto!
wagner
25/10/2014 - 15h47
Coitado !!! Sabe dinada inocente !!!
Ednaldo Correia Fonseca
25/10/2014 - 15h07
FHC diz que assinou sigilo eterno de documentos sem saber …
noticias.r7.com/…/fhc-diz-que-assinou-sigilo-eterno-de…
FHC diz que assinou sigilo eterno de documentos sem saber. No Senado, ex-presidente afirmou ainda que só percebeu o erro dois anos depois
Wellington Nunes
25/10/2014 - 15h06
Dilmais
Pereira
25/10/2014 - 13h05
estou preocupado com isso: saiu uma pesquisa agora de manhã da CNT com Aécio à frente. Seria mais golpe?
Lourival Carneiro
25/10/2014 - 15h04
Aécioporto, um mentiroso habilidoso, treinado e profissional ganhou o debate da mentirosa e leviana “grobo”.
Eu vou de Dilma 13
Bento Bravo
25/10/2014 - 15h04
A frase final de Aécio definiu não apenas o debate, mas a campanha: “Termino de pé”. Quem diz isso sabe que perdeu; não por nocaute, mas conseguiu, mesmo perdendo, terminar de pé. Ato falho tremendo do moço. Boa eleição à todos.
Olheiro
25/10/2014 - 14h55
Certeiro!!!!
Renato Kaspelly
25/10/2014 - 15h02
Não gostar do PT tudo bem, mas votar em Aécio é não gostar do Brasil. #SomosTodosDilma
Renato Kaspelly
25/10/2014 - 15h00
Dilma13 por que na minha opinião vence debate quem apresenta propostas.
Fábio Nunes Dos Santos
25/10/2014 - 14h57
Difícil, Companheira Dilma13 definitivamente não é boa debatedora, saudades do Brizola e do Lula, bons no debate.
Theles Leviano Silveira
25/10/2014 - 14h55
Dilma venceu. Não porque foi melhor, mas sim, porque Aécio precisava de uma goleada e conseguiu só o empate. Dilma foi firme durante todo o debate, expôs bem suas ideias, conseguiu aplicar um golpe forte com a piada do Meu Banho Minha Vida, e apesar de umas duas engasgadas, fez Aécio gaguejar e sair do prumo umas duas vezes também. A única parte ruim, foi o fim, ela demorou a encerrar sua fala. Parece que o cansaço bateu no fim.
Joelson Mendonça
25/10/2014 - 14h53
O Cafezinho, tem coisa errada no comentário acima da publicação: “davamos”. “Dávamos”.
Lucilene Oliveira
25/10/2014 - 15h31
Esse e o verdadeiro retrato da educacao no brasil.
Luciano
25/10/2014 - 14h35
Pois é… “educação no Brasil”. Procura-se erros em um texto em vez de aceitar as falhas no caráter do candidato que apoia.
Manu
25/10/2014 - 14h39
Olha para o erro no seu comentário antes de criticar o dos outros…..vou desenhar para você: EDUCAÇÃO
Vania
25/10/2014 - 12h52
Aécio tem a habilidade de falar inverdades com a maior das caras de pau, quer ganhar a eleição no gogó, não passa de um político profissional…Dima 13!!!
Sueli Braga
25/10/2014 - 14h47
E ainda tem gente querendo tirar foto com essa bandida tem gosto para tudo.Misericórdia!
ROSALVO
25/10/2014 - 14h51
QUEM NOMEIA DESEMBARGADOR PARA LIBERAR TRAFICANTES NÃO É A DILMA. QUM DESVIOU MAIS DE 4 BI EM MINAS NÃO FOI A DILMA. VC QUIZ DIZER BANDIDO.
El Bartho
25/10/2014 - 15h23
Realmente tem gosto para tudo, tem em gente que vota em cheirador.
wagner
25/10/2014 - 15h51
Doente !! Vc é um gado Bartho e doente !!
wagner
25/10/2014 - 12h35
Quem esta preso na papuda ?? Se não me engano é Zé Direceu !! Não importa quem vença, só não podemos continuar com este governo corruPTo !!! Fora Dilma !!! E quero ver este Pasquim ter coragem de publicar isso !!!
Camilo Árabe
25/10/2014 - 13h23
Considero Dilma a mais capaz de combater a corrupção.
O Aécio é que não é com seus diversos casos de nepotismo e aeroportos construídos em suas próprias fazendas com dinheiro público.
Luciano
25/10/2014 - 14h39
Wagner, para acabar com corrupção é preciso combater e invesgtigar e não abafar, engavetar e arquivar como fez FHC no passado e o próprio Aécio em Minas. Mas deixa eu te fazer uma pergunta: Já baixou MP3 ou filmes na internet sem pagar por eles, já usou cópia de algum programa sem pagar ou omitiu ou criou algum fato na declaração do IR? Comece a combater a corrupção com atitudes e não com palavras carregadas de ódio…
wagner
25/10/2014 - 15h45
Pago meus impostos que não são poucos !! Sustento o bolsa familia ! Pago por aquilo que compro, não uso o SUS, mesmo pagando por ele !! Vocês do PT acham que são os batiões da moralidade ! Quem é você para me questionar ?? Não seja egoísta, pense no seu país, pense nos seus filhos, qualquer democracia madura NECESSITA de alternância de poder ! Não seja mediocre !!!
El Bartho
25/10/2014 - 16h42
Te pegou hein coxinha….. kkkkkkk
Manu
25/10/2014 - 17h12
Coxinha, aceita que dói menos, não esta gostando vai para outro país…… todo mundo paga os mesmo impostos que você, outra o Brasil não começou no governo do PT, então se tem algo errado, não esta bom, todos sabemos disso, agora falar que aécio é melhor, você deve está doido, eu conheço aécio moro em minas, agora você conheçe ele. Arruma um candidato melhor, tenta em 2018
El Bartho
25/10/2014 - 15h20
Caro coxinha quem foi crucificado Jesus ou Barrabas? Deixa de ser otário.
wagner
25/10/2014 - 15h40
Mais cara de otário tem você, o cara tá preso porque é bandido, como você tambem deve ser, isto que muito provavelmente mama nas tetas do erário público !! Vocês do PT são como gado, discernimento zero !!! Abra sua carteira e veja quem fez alguma coisa pelo Brasil, se hoje você tem uma moeda estavel é porque o PSDB assim o fez !!! O que o nove dedos fez além de pilhar o país ??? Nada !!! Acorda rapaz, deixa de ser gado !! Pense no futuro do teu país, deixe de ser egoísta e praticar esta politica de botequim, isso não é futebol cara !!! ACORDA !!! E mais
El Bartho
25/10/2014 - 18h21
Coitado do ITAMAR FRANCO você o fez se remexer no túmulo. Não tem a menor noção do que escreve. Sinto pena de seu texto. Deixa eu adivinhar você tem uns 15 anos, pelo menos mentalmente. kkkkkk Desliga a televisão e comece a pensar.
Carlos Noel Mazia
25/10/2014 - 15h21
Pior é que os bandidos do seu partido, o PSDB, estão todos soltos. O que você tem a dizer sobre isto, seu vesgo?
Aurélio Galvão
25/10/2014 - 14h30
“A eleição tem coerência.
Aquele que sempre recebeu as benesses dos opressores, da ditadura, é o candidato dos ricos e da mídia, da mesma mídia que apoiou o regime militar.
Aquela que lutou contra a tirania, e o fez tendo como recompensa apenas a prisão e a tortura, é a candidata do povo e daqueles que, até hoje, lutam por justiça social e aprofundamento da democracia.”
Perfeito, parabéns pelo texto!
Hugo De Oliveira Assis
25/10/2014 - 14h15
Um detalhe que ainda não havia percebido: acho que desde o embate LulaxColor, a Globo adotou uma estratégia, no mínimo, intrigante. É das poucas emissoras, senão a única que criou um espaço, nos debates, em que os candidatos ficam em pé, na “arena” do estúdio, respondendo às perguntas de eleitores. Sabendo que, tanto Lula quanto Dilma não primam por uma “imagem” fotogênica na telinha, em comparação com os “garbosos” adversários, constata-se mais uma má intencionada jogada de marketing. Mas, não ainda nada. Como diz a multidão: “o povo não é bobo; abaixo a rede globo!”
Solange Maria David
25/10/2014 - 14h38
Eu também me lembrei muito do último debate de 89… da aflição por Lula… da luta do representante dos oprimidos contra o representante dos opressores…
Vc sabia que arcênio das nevez utiliza táticas dos torturadores para interagir com Dilma e intimidá-la?
Mas a esperança continua vencendo o medo!
Manu
25/10/2014 - 14h42
Aquele terno e aquela calça paga frango não ficou legal não heim
Vera Lucia
25/10/2014 - 14h11
O POVO VENCEU!!
Guto Colaneri
25/10/2014 - 14h02
Falou tudo Fabrício Procópio
Fabrício Procópio
25/10/2014 - 14h01
Pouco importa quem venceu, para Dilma bastava não errar muito, segundo os proprios blogueiros que dão ela consolidada e para Aécio ele precisava ganhar de goleada, tipo 7×1 e isso não ocorreu!! Dilma reeleita! Viva!
Arleide Moreira
25/10/2014 - 13h58
Claro que Dilma ganhou. A prova disso é que William Bonner ficou tonto várias vezes.
Manu
25/10/2014 - 14h43
Bonner é marketing puro, confuso, o da band e o do Sbt são bem melhores…
Luciano Machado
25/10/2014 - 11h56
Que loucura! Vejam o vídeo abaixo com as gravações de uma reunião da Sabesp. Com a previsão de que a água vai acabar de vez, o diretor chega a dizer que as pessoas saiam do estado de São Paulo! É uma trágica calamidade humanitária! Até fevereiro devemos ter refugiados saindo de São Paulo e indo para outros estados!
Vejam: https://www.youtube.com/watch?v=82aD-qEEn9E
Xenilson
25/10/2014 - 11h55
Senhores,
Não adianta desespero, pois o que vimos no debate de ontem a noite foi o candidado Aécio Neves bastante inquieto e atirando para todos os lados, sem ter nenhuma responsabilidade de dizer a verdade. Ou seja, até a constituição ele rasgou dizendo que no seu governo fará diretamente a politica de segurança publica nacional.
Ou seja este candidato e puramente iracional e demagogico.
Guto Colaneri
25/10/2014 - 13h50
Eu sou bem franco, disse em todos os debates que não existem vencedores, mas apenas perdedores. Acho que Dilma começou muito bem o debate, dando um chega pra lá na “estória” da Petrobras, mas depois não foi tão bem como nos outros. Aécio foi nota de 30, como sempre, mas com mais calma se saiu melhor do que nos outros debates. Não foi um debate que possa garantir uma eleição a ninguém.
wagner
25/10/2014 - 11h50
Esse blog é um folhetim de quinta !! Quem achou que Dilma ganhou ontem acredito que estava em outro planeta !!
Carlos Noel Mazia
25/10/2014 - 15h25
Ah tá. É só você que está com a verdade. Na sua casa não tem espelho?
Leonardo Santos
25/10/2014 - 13h47
O candidato Aécio não demonstrou conhecimento sobre vários temas propostos no debate preferindo acusar o PT. Acho que o despreparo dele o desqualifica para um cargo tão importante.
Sérgio Mororo
25/10/2014 - 13h45
Está aparecendo mensagem de malware…
Elênia Edianez Lustosa Mazulo
25/10/2014 - 13h39
DILMA 13
Paulo Geovane Ramalho
25/10/2014 - 13h39
sem sombra de duvida Aecio mostrou um desempenho perfeito no debate mas o fato de saber mentir e enganar o faz uma boa opçao?
Eric Jardim
25/10/2014 - 13h26
Achei chato. Acho que já deu. Ninguém aguenta mais. Todo mundo já tem opinião.
Cynthia Maia
25/10/2014 - 13h24
Dilma13
tielo
25/10/2014 - 11h23
Miguelito,vc acredita mesmo que Dilma tenha vencido algum dos debates? Ela é muito fraca e desconexa,mal consegue concluir um raciocínio,minha filha de 6 anos ganharia facilmente dela em um debate,não deixe que a paixão,lhe tire os resquícios de razão que talvez tenha lhe sobrado.
Miguel do Rosário
25/10/2014 - 11h25
Ela se embanana às vezes, mas acerta jabs certeiros com frequência. Ganhou o primeiro debate com certeza, empatou no segundo, e neste terceiro, quando estava bem nervosa, pode ter ganho de novo, pela empatia com o eleitorado.
El Bartho
25/10/2014 - 11h59
Pela reação dos indecisos podemos ver quem perdeu….
Roberto de Paulo
25/10/2014 - 12h29
Mas fala o que o que o povo quer,emprego e salário,o resto é bláblá,de coxinhas.
Manu
25/10/2014 - 14h49
Na sua perspectiva pode não ter ido bem, mas no começo do segundo turno ela estava atrás na pesquisa, participou de dois debates e virou o placar, então são números contra opinião pessoal, agora não me vem com esta pesquisa sensus né, 13% de indecisos e estatística para manobra de pesquisa.
Angela Dos Santos Siqueira
25/10/2014 - 13h20
13
Gilda Azevedo
25/10/2014 - 13h20
#Dia26EuVotoDilma13
fernando nunes pinto
25/10/2014 - 11h19
UMA IMAGEM QUE VALE POR MIL “GOLPES”!!!!
Naiara Almeida
25/10/2014 - 13h16
#Dilma13
Libni Junior
25/10/2014 - 13h16
Essa foto define bem o debate…
Israel Leite Santos
25/10/2014 - 13h18
Atar e o never com banho minha vida
Lydia Abud
25/10/2014 - 13h23
Essa foto expressa o seu desejo, mas não a realidade. #SomosTodosDilma
Libni Junior
25/10/2014 - 13h41
Hahaha amanha vcs entenderam…
Mônica L. Dos Santos
25/10/2014 - 14h13
Violência contra a mulher é crime Libni Junior. Defender seu candidato fazendo apologia à violência de gênero é lamentavel. #Dia26VotoDilma13
Libni Junior
25/10/2014 - 14h22
Mônica L. Dos Santos , ja tomou seu remedio hj??
Solange Maria David
25/10/2014 - 14h30
Liga não Mônica L. Dos Santos, embora os maldosos e a maldade gritem mais, não são maioria.
Lucilene Oliveira
25/10/2014 - 15h32
Kkkkkkkkkkkkkkkllllll
Gilza Maria Primo de Oliveira
25/10/2014 - 13h16
Agora mesmo tomando café da manhã c meu marido, falávamos dos golpes sofridos por Dilma. Me emociono sempre qd esse assunto chega … Fico pensando que uma boa parte da população sequer sabe o q ela sofreu lutando por todos nós, isso mesmo por todos nós. Ela tem toda a minha admiração e respeito e amanhã estarei confirmando o meu voto 13!
Marco Antonio
25/10/2014 - 13h13
Dulcineia Trindade Rocha
25/10/2014 - 13h12
Resumo desse que foi o último debate entre os candidatos à Presidência da República, Dilma Roussef e aécio das nevez nessa campanha.
Na casa do inimigo e em terreno hostil, assistida por uma platéia em sua maioria constituída por robôs pró aécio, Dilma Roussef elegantemente respondeu as acusações do candidato da oposição.
Este, por sua vez usou por várias vezes de recursos rasteiros, como o de tentar tornar questões estaduais, por exemplo, em federais. Apelou para a despolitização dos que dizem apoiá-lo.
Uilliam Bonner não favoreceu explicitamente seu candidato, a quem todos sabemos que apóia, mas sua performance como mediador tornou o debate pior, comprometeu a dinâmica do evento e prejudicou Dilma.
Aécio, instruído por seus marqueteiros, tenta se mostrar maior do que realmente é, como se fosse um legítimo representante de todo aquele que não está plenamente satisfeito com esse governo. Longe disso, até porque mais gente votou em branco ou mesmo nulo do que nele no primeiro turno. Aécio sabe disso mas, dissimulado, faz pose de pavão mesmo sendo tucano, e um tucano sem muita expressão.
Evocou a memória de seu avô, dizendo que este combateu a ditadura. Deve ser duro para Dilma ouvir um absurdo como esse e não poder dizer nada.
Momento a ser destacado: Dilma dizendo para aécio das nevez sobre a criação do Programa Meu Banho Minha Vida.
Momento de aécio a ser destacado: nenhum, o cara é uma nulidade: agressivo, boquirroto, cínico, hipócrita e tenta enganar o povo brasileiro. Não se trata de eu apoiar Dilma ou não: digo isso porque até quem não gosta da Dilma reconhece aécio das nevez como um canalha.
A elegância de Dilma reflete sua campanha política e quem ela é.
Um debate que não alterou a percepção de quem já tinha definido seu voto, mas ouso dizer que quem estava indeciso decidiu-se e votará como eu votarei:
DILMA ROUSSEF 13 – PRESIDENTA.
Lucilene Oliveira
25/10/2014 - 15h27
O pior cego, e aquele q finge q nao ve, acordaaaaaaaaaaaaaa!
El Bartho
25/10/2014 - 16h54
E o pior olfato tem aquele que cheira pó. cafungaaaaaa!
Ina Moraes
25/10/2014 - 15h33
Muito bom Dulcineia! #Dilma13
Highlander Petrov Patriota
25/10/2014 - 13h12
O que mais é irritante no discurso falso dele, é quando ele diz que a Presidente Dilma está desrespeitando Minas, como se o governo e a pessoa dele nos representasse. T*C*
Tahia Sarapo
25/10/2014 - 13h11
que lindo Miguel Do Rosario
Tahia Sarapo
25/10/2014 - 13h10
EU CHORO TODA VEZ!!!
Gasda Elio
25/10/2014 - 13h09
para quem mora em MG, como eu, ver Aécio conseguir mentir tanto no espaço de menos de duas horas não é novidade. Mas é sempre bom alertar aqueles que não estão habituados com a figura. Porque, como dizem por aqui, quem viveu sob o governo de Aécio não aperta 45 nem no microondas