Se analisarmos o histórico das intervenções na Wikipédia feitas a partir do IP do Palácio do Planalto, constataremos facilmente que as acusações da Globo e de seus jornalistas foram irresponsáveis e levianas.
Mais da metade das alterações não tem conotação política ou administrativa, deixando bem claro que o uso da internet no Palácio era feito com desenvoltura por visitantes e servidores.
Possivelmente até mesmo turistas que passeiam ali por perto tinham acesso à rede, seja por conhecerem alguém ali dentro do Palácio, seja porque perguntaram a alguém que sabia a senha de acesso, já que esta era fornecida generosamente a qualquer um que a pedisse.
Essa história me intriga. Em outros posts, já mostrei que todas as grandes redes públicas, no Brasil, tem seus IPs usados por centenas ou milhares de pessoas, e são inúmeras as intervenções na Wikipédia partindo dessas redes.
Difamaram até mesmo o Raul Seixas a partir da internet do governo de São Paulo!
Se a alteração no verbete de Miriam Leitão partiu de um servidor público, está claro que se trata de um imbecil, ao não considerar que, se o Wikipédia guarda os Ips dos usuários que acessam o site, a ação teria consequências políticas.
Por outro lado, e se foi uma armação?
Não podemos descartar essa hipótese, até porque alguns fatores despertam suspeitas. Por exemplo, por que Miriam e Sardenberg protestaram só agora por algo que aconteceu em maio de 2013? Estariam esperando o momento certo?
Estariam esperando o processo eleitoral?
As informações sobre cada usuário do Planalto ficam guardadas até seis meses. Se a denúncia tivesse sido feita dentro desse prazo, portanto, o governo poderia identificar facilmente quem fez a alteração nos verbetes.
Eu tenho analisado com afinco o histórico de intervenções feitas a partir do famigerado IP 200.181.15.10, tentando encontrar alguma pista que me ajude a descobrir quem mexeu nos verbetes da nossa querida Miriam.
Partilho com vocês o que descobri até o momento. Por sugestão de um internauta, atentei para algumas coincidências.
Os verbetes de Miriam Leitão e Sardenberg foram alterados nos dias 10 de maio, depois no dia 13 e 14. No dia 14 de maio, outro verbete foi alterado por diversas vezes: “Ourinhos”, referente a uma cidade do interior de São Paulo. Para ser exato, o verbete Ourinhos foi alterado 25 vezes pelo IP do Planalto. É o verbete da Wikipédia que mais recebeu atenção dos usuários do referido IP.
Não é estranho usar tanto a rede do Planalto para alterar o verbete de um município do interior de São Paulo?
As alterações são sempre no sentido de criticar a atual administração. Não é implausível acreditar que o usuário é de Ourinhos e faz oposição à prefeitura.
Alguns meses depois, o verbete de Claury Santos Alves da Silva também é alterado, duas vezes, usando-se o IP do Planalto.
?Claury é um dos políticos mais ilustres de Ourinhos. Eleito em 1982, foi um dos vereadores mais votados da história do município. Reelegeu-se para um novo mandato em 1988. Em seguida, foi prefeito de Ourinhos entre 1993 e 1996. Elegeu-se deputado estadual em 1998. Seu partido era, e continua sendo, o PTB. Mas aliou-se a José Serra, do PSDB, quando este se candidatou ao governo de São Paulo em 2006.
A partir de 2008, Claury exerce a função de secretário de esportes e turismo do estado de São Paulo, no governo José Serra.
Em 2012, Claury tenta novamente ser prefeito de Ourinho, mas não se elege.
Durante a gestão Serra no Palácio dos Bandeirantes, Claury tinha como colegas Aloysio Nunes Ferreira Filho, então secretário-Chefe da Casa Civil e Guilherme Afif Domingos, secretário do Emprego e Relações do Trabalho.
Outro colega de Claury era Nelson de Almeida Prado Hervey Costa, adjunto na Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, ainda no governo Serra.
A partir daqui, o papel de Nelson de Almeida ganha importância em nossa história. Em 2010, ele se torna Presidente do Conselho de Administração da Imprensa Oficial do Estado S.A. – IMESP, e secretário do Governo Municipal, na gestão Kassab.
Pulemos para 2013.
No dia 6 de maio de 2013, a presidenta Dilma anuncia a criação da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), e nomeia como titular da pasta ninguém menos que Guilherme Afif Domingos, atual vice-governador de São Paulo na gestão Alckmin e ex-secretário do Emprego e do Trabalho na gestão anterior, exercida por Serra.
A imprensa recebe a notícia com perplexidade, sobretudo porque Afif não renunciou ao cargo de vice-governador. Ele continua até hoje acumulando os dois cargos.
A SMPE, apesar de ter status de Ministério, e funcionar num edifício externo, no Setor de Rádio e TV Sul, 701, quadra 03, bloco M, 6° andar, é vinculada à Presidência da República, o que confere a seus funcionários livre acesso ao Palácio do Planalto.
O secretário executivo de Afif na SMPE é Nelson de Almeida Prado Hervey Costa, que desfiliou-se do PSDB em 20 de maio de 2013, ou seja, alguns dias depois de iniciar seus trabalhos em Brasília.
Nelson era filiado ao PSDB desde 1995, e sempre trabalhou em cargos de confiança do partido, sobretudo junto à Serra.
Em virtude de uma ligação tão orgânica com o PSDB, sua desfiliação não me parece sincera, mas apenas uma maneira de evitar atritos junto ao novo patrão, o governo do PT.
Ou um disfarce.
As alterações na Wikipédia de Miriam Leitão, assim como na de Ourinhos e Claury, começaram a ser feitas apenas alguns dias após a entrada em operação da SMPE, e da chegada desse bando de raposas serristas ao galinheiro petista.
Ou seja, temos que lidar com essa hipótese, de que um ou mais tucanos infiltrados dentro do governo tenha participado de uma operação de sabotagem política.
A “bolinha de papel”, aquela farsa protagonizada por Serra em 2010, agora pode estar voltando a acontecer, e operada pelo mesmo Serra, através de ex-companheiros de governo, tucanos fieis que, por um desses acasos da vida, hoje tem acesso privilegiado ao Palácio do Planalto.
Estas são apenas especulações. Tocqueville ensinava que o tempo eleitoral é sempre um momento de profunda crise política. E durante as crises é preciso pensar em tudo. Todas as conspirações ganham força e consistência quando o jogo de poder se intensifica.
Em vista dessas circunstâncias, diria Ali Kamel, não custa nada “testar hipóteses”.
Anônimo
12/08/2014 - 00h19
Olha a bem da verdade, principalmente do Sardemberg,não se fez qualquer calunia,afinal ele é mesmo irmão do tal economista.Coincidencia o “mano”ser empregado da Febrabam ? Nao sei,mas que interesses a Febrabam representa ? Obvio que não é o Bolsa familia,mas o interesse dos bancos,que coincidem com o discurso de Sardemberg.E por falar em Sardemberg,hoje pela manha ele deu uma declaração na CBN,criticando Dilma por esta dizer que quem quisesse fazer o que fez,que não comprometesse o governo.O estrupicio baixou o sarrafo,dizendo que Dilma não pode nunca incentivar desvios.Hora bolas,que desvios ? Falar a verdade agora é crime ?
Tiago M. Bevialqua
11/08/2014 - 15h17
Vc afirma: “A “bolinha de papel”, aquela farsa protagonizada por Serra em 2010, agora pode estar voltando a acontecer, e operada pelo mesmo Serra,… Isso é ir longe demais. Uma conjectura deve também se basear algo. O que o Serra teria a ganhar com isso? Ele por acaso é da turma do aecim?
Miguel do Rosário
11/08/2014 - 15h32
Ele é do PSDB.
O Cafezinho
11/08/2014 - 17h32
Valeu, Andre Luiz de Luiz. Se houver fatos novos, escreverei mais sim. De fato, quis acalmar um pouco a galera, rs. Abs
Marcelo Viana
11/08/2014 - 17h15
O povo nem sabe o que é Wikipedia….
Andre Luiz de Luiz
11/08/2014 - 17h01
Parabéns pelas matéria… se vc achar q precisa escrever mais, escreva… sempre são matérias esclarecedoras e acho q seu papel é antes de tudo informar, muito mais do que participar de uma disputa política com a grande imprensa… não caia na nóia dessa galera… escreva, sim! Qto mais melhor!
Moraes
11/08/2014 - 13h57
Miriam Leitão está certa ao se preocupar com a tentativa de restringir a liberdade de imprensa. É uma ameaça à democracia, meio caminho para golpes totalitários. Deve estar pensando na Globo.
Manoel
11/08/2014 - 13h48
O problema da Imprensa no Brasil é que ainda estão projetando o foguete, enquanto os Blogs(os sujos é claro) já estão saindo da VIA LÁCTEA. Obrigado Miguel!
Messias Franca de Macedo
11/08/2014 - 13h12
… Ademais, … Os ‘urubólogos’ merval pereira e miriam leitão – mais uma vez – expuseram, publicamente, o que pensam dos petistas: “[além de aloprados e mensaleiros/quadrilheiros] são marginais!”
RESCALDO: o ministro Guido Mantega e outros integrantes da área econômica do governo [petista!] continuarão a conceder entrevistas exclusivas para os detratores que difamam os militantes e o governo petistas?!…
EM TEMPO: imagine o que ‘os(as) urubólogos(as)’ afirmam – in off – a respeito dos militantes e do governo petistas!…
Fernanda Dobrovolski Scherer
11/08/2014 - 12h25
Grande investigação , Miguel! Por isso , sou tua fã.
Euler
11/08/2014 - 12h21
É até um absurdo que o país esteja discutindo uma coisa dessas e a Globo permaneça impune. Se estivéssemos falando de uma página oficial do governo federal, vá lá, o governo poderia ser acusado, assim mesmo com cautela, já que algum hacker poderia fazer uma alteração nas páginas oficiais do governo.
Contudo, estamos falando de um site ABERTO para qualquer cidadão que queira postar uma nota, um adendo, uma alteração. E se tal alteração nos infelizes verbete desses personagens da Globo veio de um wi-fi do Palácio do Planalto, ou da lanhouse da esquina, ou da China, que culpa tem a presidência da República?
É algo simplesmente ridículo e quem deveria ter que se desculpar perante a nação brasileira é o jornalixo da Globo, que espalha factóides a cada momento, juntamente com a Veja, a Folha e seus iguais.
Marcus Rogeres
11/08/2014 - 15h16
A merda ja foi feita…aguenta agora kkk
Jurista
11/08/2014 - 12h10
“novo escândalo”
“grave atentado à liberdade de expressão”
“ataques a jornalistas”
“reputações manchadas”
“a gravidade do assunto”
“uma sequência de ataques”
“a coisa passou de qualquer limite”
Tudo isso por causa de um artigo na Wikipédia? Tenha santa paciência… Jornalistas também devem ser criticados sim! A mídia vive destruindo reputações e disseminando mentiras. Se a vítima for apelar para o direito de resposta, só terá o direito no mínimo em uns 5 anos, se conseguir! Manipuladores hipócritas. A cada dia que passa vocês perdem mais a credibilidade e enganam menos pessoas.
João Silva
11/08/2014 - 14h03
Agora, o PIG deve estar fervendo de raiva, pois qt mais eles inventam, mais o PT cresce. Vide o que aconteceu sábado em Osasco, o povão foi pra rua pra apoiar a Dilma, foi bonito…
Marcos
11/08/2014 - 10h25
Prezado Miguel, parabéns pelo post. Você é um cara que mostra que sim, é possível um outro jornalismo.
Fala-se muito em seu blog sobre regulamentação da mídia.. mas sabemos que hoje esse é um tema muito difícil de ser abordado pelo governo, pois não existe um consenso social sobre o que seria essa regulamentação. A mídia aparece sempre como uma santa, pois é livre..
Ou seja, enquanto a própria imprensa não for questionada em CPI e processos, ela não será questionada pela sociedade. Para dar início a um trabalho de regulamentação da mídia, precisaríamos antes colocar ela em xeque. Ao invés do PT se desgastar falando de regulamentação, seria muito mais frutífero, num primeiro momento, encaminhar uma CPI sobre a sonegação da Globo. Só esse desgaste daria sustentação social a uma lei de regulamentação.
hc.coelho
11/08/2014 - 10h19
Miguel, assim você mais uma vez desmoraliza o pretenso jornalismo(?) de globo, esquecendo que ele ja se desmoralizou ha muito tempo. Eles não são jornalistas como se vê; você acabou de mostrar como é fácil fazer notícia e eles não o fazem porque não querem, tavez nem saibam mais fazer.
O pig é bandido. Golpista e bandido.
Mas não precisavam falar mal da miriam, acho ela muito pior do que a wikipédia diz. É especialista em previsões catastroficas mentirosas que vem se dwssmentido pelo fatos ha 10 anos.
Ricardo Edmundo Cecconello
11/08/2014 - 13h05
INJUSTIÇAS CONTRA AÉBRIO NEVER? Afinal, Aécio É, ou foi, um VICIADO EM COCAÍNA e em FALCATRUAS?
Então, vejamos o PORQUÊ Aébrio não se submeteu ao teste do bafômetro e laboratorial policial, quando foi “detido” em uma BLITZ no RJ, quando dirigia sem CNH e sem nenhuma documentação no carro, completamente CHAPADO e BÊBADO? A verdade sempre fugidia: AÉCIO SE NEGOU A FAZER O TESTE QUE “PROVARIA” ELE ESTAR, OU NÃO ESTAR, COM COCAÍNA NO SANGUE, ALÉM DE EXCESSO DE ÁLCOOL? Foi, como sempre, a tremenda e descarada CARTEIRADA que um membro da famigerada quadrilha NEVES deu, fugindo, vergonhosamente, de se submeter, como figura pública, aos interesses dos seus eleitores. Da mesma maneira tantas ocasiões de over doses no LIBERDADE. Idem agressões violentas em mulheres. Idem perseguições em jornalistas e figuras públicas antagônicas ao “império” dos NEVES. A verdade, indiscutível, são vídeos e fotos onde AÉBRIO aparece nitidamente CHAPADO, BÊBADO, e se rindo da justiça e da opinião pública.
VERDADE, VERDADE VOS DIGO, que o playboy mineiro se esconde na sombra do avô famoso Tancredo, comandando, com a irmã megera, uma QUADRILHA IMPERIALISTA nos estados das minas gerais dos espíritos santos.
Se, eu digo SE, Aébrio Never, completamente bêbado e inconsequente dirigindo bêbado e CHAPADO DE DROGAS, pelas ruas do Rio de Janeiro, tivesse, fatidicamente, atropelado uma família que voltava da “igreja” cristã? Hein? Heins?
Afinal, os TUCANALHAS do DEM/PFL querem colocar um títere na presidência do Brasil, da mesma maneira que colocaram COLLOR DE MELLO?
https://br.noticias.yahoo.com/cio-se-diz-maior-v-tima-ataques-internet-183700835.html
Paulo Lima Assis
11/08/2014 - 12h38
Oportucanismo político
Paulo Lima Assis
11/08/2014 - 12h38
Oportucanismo político
Marcelo Teixeira
11/08/2014 - 09h25
Miguel
Acho que a partir dessas informações descobrir os possíveis autores é uma equação de fácil solução.
Me explico:
Se a SMPE, com status de Ministério, confere a seus funcionários livre acesso ao Palácio do Planalto;
Se Nelson uma ligação tão orgânica com o PSDB;
Se Nelson de Almeida passa em tese a frequentar o Planalto;
Imagino que há controle de frequência(via Livro, assinatura, foto de controle de entrada, câmeras,cartões de acesso eletrônico) dia e hora, destino no interior do Palácio e nome dos que estiveram ali tratando de quais assuntos e com quem.
Creio que se chegará a um grupo de nomes , possíveis e / ou prováveis autores dessa “malandragem”.
Miguel do Rosário
11/08/2014 - 12h09
Sim, mas pode ser também alguém ligado a esses caras, um servidor ou não, e não os próprios.
Carlos Costa
11/08/2014 - 08h57
Caro Miguel,
Se vc com pouco estrutura conseguiu fazer esta análise , como o pessoal do Governo não consegue, tomar mais cuidado para não cair nestas armadilhas. Realmente, faz muito sentido!!
Antonio Miranda
11/08/2014 - 11h55
Dos políticos podemos esperar tudo, o unico que assumiu um erro foi Roberto Jefferson, está na cadeia caladinho os outros juram inocência.
Antonio Miranda
11/08/2014 - 11h55
Dos políticos podemos esperar tudo, o unico que assumiu um erro foi Roberto Jefferson, está na cadeia caladinho os outros juram inocência.
Roger Araujo
11/08/2014 - 11h52
se alguem nao percebeu, é exatamente isso que eles querem, luzes, midia pra pequenas ridicularidades. uma mentira contada mil vezes vira verdade, entao a melhor coisa a fazer em casos bobos como esse, é o ostracismo. alguem em sã consciencia acha mesmo que alguem do planalto iria alterar o perfil da maga urubologa? nao faz o menor, medio e muito menos o maior sentido uma coisa dessa. vamos apagar as luzes escuras dessa obscuridade chamada oposiçao ao governo, sao baixos demais, fazia tempo que eu nao via tanta baixaria numa campanha eleitoral.
Roger Araujo
11/08/2014 - 11h52
se alguem nao percebeu, é exatamente isso que eles querem, luzes, midia pra pequenas ridicularidades. uma mentira contada mil vezes vira verdade, entao a melhor coisa a fazer em casos bobos como esse, é o ostracismo. alguem em sã consciencia acha mesmo que alguem do planalto iria alterar o perfil da maga urubologa? nao faz o menor, medio e muito menos o maior sentido uma coisa dessa. vamos apagar as luzes escuras dessa obscuridade chamada oposiçao ao governo, sao baixos demais, fazia tempo que eu nao via tanta baixaria numa campanha eleitoral.
O Cafezinho
11/08/2014 - 11h47
Tem razão, Leonardo Jorgetto, mas não subestimemos o poder dos golpes midiáticos. Prometo que esse é o último post sobre o tema.
O Cafezinho
11/08/2014 - 11h47
Tem razão, Leonardo Jorgetto, mas não subestimemos o poder dos golpes midiáticos. Prometo que esse é o último post sobre o tema.
Daniel
11/08/2014 - 08h43
Se for uma sabotagem, então é a sabotagem mais incompetente que eu já vi dado que qualquer um que use a Wikpédia sabe que qualquer um pode alterar qualquer artigo em qualquer momento e podendo escrever o que bem entender.
Miguel do Rosário
11/08/2014 - 08h46
Sim, mas fica registrado o IP, e qual alteração foi feita.
Leonardo Jorgetto
11/08/2014 - 11h39
Falando sério, de fato isso tudo é muito ridículo, um factóide infantil e acho que os blogs progressistas não tem que dar pano pra manga… Gente Wikipédia?!?!? sério ?!?! Wifi?!?!? Nem a Dilma deveria ter se pronunciado….
Leonardo Jorgetto
11/08/2014 - 11h39
Falando sério, de fato isso tudo é muito ridículo, um factóide infantil e acho que os blogs progressistas não tem que dar pano pra manga… Gente Wikipédia?!?!? sério ?!?! Wifi?!?!? Nem a Dilma deveria ter se pronunciado….
Neuza Palaro
11/08/2014 - 11h38
E sobre os aecioportos, helipóptero, quadrilhas de tráfico de órgãos no poder de Minas, etc. Nada.
Neuza Palaro
11/08/2014 - 11h38
E sobre os aecioportos, helipóptero, quadrilhas de tráfico de órgãos no poder de Minas, etc. Nada.
Ana Lucia Anaissi
11/08/2014 - 11h33
Eita, gostei da matéria!
O Cafezinho
11/08/2014 - 11h32
Sim, Roger Araujo. E prometo que o de hoje foi o último post sobre o assunto. É que eu fiquei na gana de investigar e desvendar essa farsa.
O Cafezinho
11/08/2014 - 11h32
Sim, Roger Araujo. E prometo que o de hoje foi o último post sobre o assunto. É que eu fiquei na gana de investigar e desvendar essa farsa.
Roger Araujo
11/08/2014 - 11h26
Sergio Mororo disse tudo … isso é totalmente sem sentido, sem nexo, sem relevancia. parece com o estardalhaço que fizeram qdo o brasil virou a republica do tomate, afinal àquela época a fruta era a nossa mola mestra da economia. vamos deixar de comentar imbecilidades expostas pelo desespero da oposiçao, nao acha O Cafezinho?
Roger Araujo
11/08/2014 - 11h26
Sergio Mororo disse tudo … isso é totalmente sem sentido, sem nexo, sem relevancia. parece com o estardalhaço que fizeram qdo o brasil virou a republica do tomate, afinal àquela época a fruta era a nossa mola mestra da economia. vamos deixar de comentar imbecilidades expostas pelo desespero da oposiçao, nao acha O Cafezinho?
Leonardo Jorgetto
11/08/2014 - 11h26
Comentário fora do assunto: pq todo idiota escreve em caixa alta e odeia o PT? Isso merece um estudo, ah, péra, já fizeram… http://livrepensamento.com/2013/04/09/pessoas-menos-inteligentes-tendem-a-ser-mais-conservadoras-e-preconceituosas/
Leonardo Jorgetto
11/08/2014 - 11h26
Comentário fora do assunto: pq todo idiota escreve em caixa alta e odeia o PT? Isso merece um estudo, ah, péra, já fizeram… http://livrepensamento.com/2013/04/09/pessoas-menos-inteligentes-tendem-a-ser-mais-conservadoras-e-preconceituosas/
Vera Lúcia Piesanti Molinar
11/08/2014 - 11h21
total oportunismo!
Vera Lúcia Piesanti Molinar
11/08/2014 - 11h21
total oportunismo!
Geuesle Gomes da Mata
11/08/2014 - 11h15
Tanto tempo ocorrido agora q vieram “acordar” o nome disso parece- o-por-tu-nis-mo
Geuesle Gomes da Mata
11/08/2014 - 11h15
Tanto tempo ocorrido agora q vieram “acordar” o nome disso parece- o-por-tu-nis-mo
Silvana M. Alves Dantas
11/08/2014 - 11h14
Mas falar do que importa! Como por exemplo o escândalo do Helicoca! Eles ficam caladinhos! Qq idiota sabe e pode editar o Wikipédia!! Factoide para desviar a atenção do eleitor! Com essa oposição o Brasil vai mal! Vai mal!
Silvana M. Alves Dantas
11/08/2014 - 11h14
Mas falar do que importa! Como por exemplo o escândalo do Helicoca! Eles ficam caladinhos! Qq idiota sabe e pode editar o Wikipédia!! Factoide para desviar a atenção do eleitor! Com essa oposição o Brasil vai mal! Vai mal!
João Netro
11/08/2014 - 08h05
Bingo, você é o cara Miguel!!!
Josias Vicente
11/08/2014 - 10h57
Isto está claríssimo que é especulação com objetivo eleitoreiro e a Globo está por trás usando isso e fazendo descaradamente campanha política para seu candidato. No Fantástico ficou claro o uso de reportagem NEGATIVA em cima do SAMU e hoje, segunda-feira, no Jornal Hoje, começou fervendo juntando tudo que acha que pode prejudicar a imagem do governo, usando as escolas que os estados não terminaram de construir, os hospitais lotados, as crianças trabalhando nas feiras, etc….Mas não explica o porque disso, pura maldade, para confundir a cabeça do eleitor e não ajudar e informar… observem que tudo isso visa a proximidade das eleições e até lá ela vai usar muito isso.
Luiz
11/08/2014 - 08h09
Faça como eu não assista nunca esse ENORME LIXO, HIPÓCRITA, BANDIDA REDE GLOBO !!!!
verita
11/08/2014 - 07h55
Realmente querido Miguel, eu não consigo entender é o n?vel de importância e gasto de energia que damos a este episódio ridículo. A pp. presidente, seus assessores. Ouço Dilma falar e me pergunto se o faz de forma irônica ou se se lembra de lula dizendo da origem do mensalão petista, uma cpi que virou o que virou. Não sou petista e tenho seríssimas críticas ao Pt. Mas acho a alternativa pior. Com estas regras do jogo, acho a democracia representativa viciada e viciante. Apenas digo que, droga por droga, fico com as lícitas. Dilma é uma pessoa séria, de princípios, gosto disto. Quanto ao que tentam transformar no “warergate pós moderno tupiniquim, eu nem leio. É mta desfaçatez! é! vamos combinar? Miriam e saremberg não são os dois repórteres do caso, a globo não é o washington post da década de 70, o planalto, está entidade etérea, despersonificada, não é a casa branca, Dilma é Dilma, nixon é nixon , o c… É o c….. E as calças são as calças. Como diria mina menina, tdo nada a ver! Tenho de concordar com seu poder filosófico de síntese para este caso. Um bj de sua fã! Qq dia te mando um bolinho pra acompanhar seu delicioso cafezinHo.
Miguel do Rosário
11/08/2014 - 08h02
Obrigado pelo comentário. A importância não está no caso em si, mas na tentativa de criar uma narrativa de terror em cima de uma ninharia. Olha o absurdo dessa declaração da ABI, totalmente desconectada da realidade. A Globo engana muita gente, por isso, temos que matar o mal pela raíz. Não deixar nada sem resposta.
*
“(…) O presidente da Associação Brasileira de Imprensa, jornalista Tarcísio Holanda, classificou o fato como “insólito e inaceitável”. O presidente da ABI disse que não se lembra de ter visto algo parecido na democracia e que o Planalto precisa apurar o episódio e punir o responsável.
— É um fato insólito, intolerável, a intervenção (de um computador) do Palácio do Planalto fazendo críticas a dois jornalistas e, o que é mais grave e perigoso, acusando Sardemberg de estar a serviço dos banqueiros. Compromete a liberdade de expressão. O Palácio fazer isso, é um acontecimento que não me lembro na democracia, na ditadura é que valia tudo — disse Tarcísio Holanda, acrescentando:
— O Planalto tem que investigar, em detalhes e punir o responsável por isso.”
Read more: http://oglobo.globo.com/brasil/entidades-condenam-alteracao-de-dados-no-wikipedia-cobram-apuracao-do-fato-pelo-palacio-13537827#ixzz3A521WeEi
João Silva
11/08/2014 - 10h38
Agora só falta o psdb pedir uma cpi do WiFi… Com uma oposição dessas, o país só perde… Esse momento era para um debate político sério, com projetos, planos de governo, mas eles, em sua incompetência, preferem a sujeira… Tenho pena de quem é tucano…
O Cafezinho
11/08/2014 - 10h38
Mosteiro da Paz nenhum turista tem acesso aos “computadores do Planalto”. Eventualmente, apenas ao acesso de internet. Assim como tem nos aeroportos, em alguns cafés, etc.
Mosteiro da Paz
11/08/2014 - 10h32
ESSE GOVERNO DA DILMA ESTÁ DESGOVERNADO, POIS SE ATÉ TURISTA TEM ACESSO AOS COMPUTADORES DO PLANALTO….QUE BAGUNÇA VIROU O GOVERNO DILMA…
O Cafezinho
11/08/2014 - 10h24
tem razão, sergio moro, mas no caso a discussão é justamente sobre essa distorção, essa tentativa de desviar a atenção de assuntos sérios, e criminalizar tudo o que se toca.
Sérgio Mororo
11/08/2014 - 10h17
A que ponto nos chegamos, discutindo a alteração de dois quase nada no Wikipedia.
O Cafezinho
11/08/2014 - 10h05
Manoel Martins Tô vendo que você gostou do texto.
Manoel Martins
11/08/2014 - 09h56
EXISTIRIA CAFEZINHO MAIS FACCIOSO QUE ESSE? TOMEM VERGONHA NA CARA JORNALISTA DE ALUGUEL.
Xenilson
11/08/2014 - 09h13
Manoel Martins, deixa de desespero e respeite a nossa democracia.
parace que voce só respeita as informações do PIG e não consegue conviver com as argumentações contrarias.
Calma Sr Manoel, pois eleições ganha-se com votos e não com agressões aos outros.
Para tentar te acalmar digo: SABE DE NADA INOCENTE.
Fernando Castilho
11/08/2014 - 09h44
Caramba! Será?