Todo ou quase todo sindicato tem oposição. Isso é normal. Eventualmente, uma diretoria sindical é flagrada em alguma prática administrativa ou etica questionável, e perde o mandato. Mas derrubar uma diretoria sindical por questões políticas, e com ajuda da Globo, isso me parece um atropelamento da democracia.
Sabemos que todo golpe busca se legitimar juridicamente. Castelo Branco, o primeiro ditador do regime militar pós-64 foi “eleito” indiretamente por um Congresso Nacional emasculado.
Golpe é uma figura de linguagem, portanto, que significa tomada de poder através da força.
É o que estão tentando fazer no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio de Janeiro, presidido pela valente Paula Mairán.
A administração e a ética da diretoria são impecáveis e inatacáveis.
A atuação propriamente sindical também é exemplar. Foi o sindicato no Rio que, em menos tempo, mais conseguiu vitórias concretas em termos de ganhos salariais e direitos trabalhistas nas redações cariocas.
Após as grandes manifestações que ocorrem desde o ano passado, com muita frequência, no Rio de Janeiro, a entidade tem sido uma das vozes mais presentes na denúncia de agressão contra jornalistas, sobretudo por parte do poder público.
Além disso, a gestão atual abriu as portas para os movimentos sociais populares da cidade, num gesto democrático que se coaduna brilhantemente com o exercício do jornalismo.
Se a Globo e seus profissionais querem emplacar outra diretoria, que esperem a próxima eleição e trabalhem para vencê-la.
Abaixo, o texto do Barão de Itararé RJ, do qual eu faço parte, divulgado hoje, que faz uma defesa democrática do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio de Janeiro.
*
Carta aberta à esquerda carioca
A luta pela democratização dos meios de comunicação, que constitui trilho irremovível de atuação do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, não se resume apenas à implementação de determinadas políticas públicas. Nossa luta passa também pela construção e defesa cotidiana de entidades do setor que sejam solidamente democráticas, transparentes e populares.
Neste sentido, o Barão de Itararé faz um alerta ao conjunto das forças democráticas e populares do Rio de Janeiro. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, uma das poucas entidades que mantém uma postura sempre firme de diálogo e solidariedade com os movimentos sociais atuantes em nossa cidade, corre o risco iminente de sofrer um golpe.
Como é sabido, a ação vem sendo orquestrada de dentro das redações da mídia corporativa. Em 29 de julho surgiu o primeiro sinal: matéria com grande espaço no jornal O Globo abriu as portas para a mobilização de um abaixo-assinado pela destituição da atual diretoria do sindicato. O argumento central da acusação é o de que o sindicato estaria contra os interesses dos jornalistas ao dar espaço para os movimentos sociais em sua sede.
O Barão de Itararé posiciona-se ao lado da democracia e conclama o conjunto de movimentos sociais e organizações da sociedade civil a defenderem o Sindicato dos Jornalistas desse golpe comandado por patrões contra trabalhadores. Se estão insatisfeitos com a atuação da atual direção, o que é politicamente legítimo, então que disputem as eleições nas urnas. Golpe, não!
Barão de Itararé RJ,
Rio de Janeiro, 5 de agosto de 2014.
Ricardo G. Ramos
06/08/2014 - 16h09
Há 3 anos, coloquei as faixas na janela da sala do apto. onde moro em Santa Teresa, Rio. Rua sem saída, tem um Centro Cultural – Parque das Ruínas – e um museu federal, o Chácara do Céu. Valem a pena uma visita.
sergio
06/08/2014 - 02h27
Só esta que faltava, depois que a Globo resolveu seguir a Veja(lixo) no “maior escândalo da Terra” sobre a CPI da Petrobrás.
enganado
06/08/2014 - 00h44
Gostaria de ver o nome de todos os jornalistas da Globo que assinaram o abaixo-assinado em favor de uma mudança no Sindicato. Duvido que não contem ao nomes dos famosos jornalistas-apátridas: waack, leitão, monfort, sardenberg, neubarth, bonner, …, além daqueles que não passam de papagaios que transmitem as notícias. Será que vão também se fantasiarem de preto, igual fizeram meia dúzias de pseudo-artistas que para pediram aumento de salários foram fazer bonito para os Marinhos, degradando o PT. Vamos aguardar para ver quais serão as novas ordens que virão de Washington para calar o Sindicato.
Icléa Alves Simões
06/08/2014 - 03h42
Já tá apelando!…
C.Acácio
05/08/2014 - 23h57
… e se os sindicatos imprimissem em suas publicações a mensagem de alerta aos sindicalizados … ” Como manter seus empregos em caso de vitória do Aécio “.
Renato Vilela Borges
06/08/2014 - 01h16
Globo, esse adora um golpe!
Joao Geraldo Souza
06/08/2014 - 01h02
a globo ja chegou a esse ponto?fazer açoes politicas no varejo?isso e otimo pois demonstra decadencia.
Isabel Cristina Candido
05/08/2014 - 23h00
sim Alexandre, essa matéria é uma fraude !
Silvano
05/08/2014 - 18h56
Onde tem globo no meio, tem maracutaia, roubo, desvio e tudo que existe em matéria de falcatrua.
Vitor
05/08/2014 - 18h05
Não sou muito fã de sindicato… A maioria que tive a oportunidade de conhecer melhor tinha uma agenda própria e interesses dos sindicalistas que suplantavam os interesses dos trabalhadores… Mas a Globo… Dispensa comentários!
O Cafezinho
05/08/2014 - 20h47
sim, alexandre, essa matéria é uma fraude
O Cafezinho
05/08/2014 - 20h47
sim, alexandre, essa matéria é uma fraude
Alexandre Gerhardt
05/08/2014 - 20h04
fraude!
Ricardo G. Ramos
05/08/2014 - 20h04
Lili Batisa
05/08/2014 - 19h52
Se a globo da golpe ate em presidente da republica, quanto mais em sindicato!