Dá até medo pensar nas manchetes e nos editoriais de nossos jornalões. Todo o ódio que mantiveram represado nas últimas semanas, por conta da alegria avassaladora dos brasileiros, voltou com força total.
Vergonha! Vexame! Humilhação! Dizem as manchetes.
Há anos não víamos fontes tão garrafais.
Exatamente os sentimentos que eles querem impor ao povo.
Nenhum esforço para aliviar as dores da nação, para levantar o astral.
Sadismo puro e exclusivo!
Que ridículo!
É como se eles quisessem se vingar da alegria que sentimos.
“Vocês vão pagar pela esperança que tiveram na seleção! Vão pagar por essa alegria criminosa que alimentaram!”, é o que dizem essas manchetes loucas.
Quando a Petrobrás anuncia o recorde de 500 mil barris diários apenas no pré-sal, a notícia vem escondida no miolo dos jornais, sem chamada na capa. Sem manchetes, sem editoriais.
Quando a seleção brasileira perde um jogo, é isso que vemos.
Agindo assim, porém, eles apenas revelam o seu conhecido sadismo. Só estão satisfeitos quando acham que podem humilhar o povo.
Só que o povo é mais inteligente do que eles pensam. A alegria do futebol é um encantamento lúdico. Uma emoção passageira.
A Copa está pertinho do final agora. Só restam três jogos. Em alguns dias, tudo terá terminado.
Mas fizemos a nossa parte. Como outros países do mundo (Alemanha, África do Sul, Coréia do Sul & Japão), sediamos uma Copa, e conseguimos divulgar uma excelente imagem do nosso país.
O retorno em turismo, em negócios, ou simplesmente em troca de experiências, é incalculável.
Até mesmo a derrota da seleção foi uma experiência que tínhamos que viver. Para entendermos melhor o papel da emoção em nossas vidas, por exemplo.
Para compreender o tamanho dos desafios que temos pela frente.
O futebol é uma grande brincadeira, e mesmo assim a gente põe o coração nele.
A vida, porém, não é uma brincadeira. É um jogo de vida e morte, que os brasileiros jogam todos os dias, trabalhando duro.
Pela mesma razão, a felicidade que a vida nos traz, através da família, do amor, da arte, do trabalho, tem muito mais profundidade que a inocente alegria de uma vitória de seu time ou da seleção.
A seleção brasileira sofreu uma derrota histórica no futebol.
Mas o povo brasileiro experimenta uma vitória igualmente histórica. Nos últimos 12 anos, a evolução do nosso país foi muito mais grandiosa do que qualquer desempenho futebolístico.
Ainda há muito o que realizar, naturalmente.
Enfrentaremos ainda muitos percalços no caminho. Cada um deles, porém, servirá para nos fazer mais fortes e mais conscientes.
Esses que aí estão, se regozijando com a tristeza de um povo, tentando espezinhá-lo ao invés de consolá-lo. Falando em humilhação, vexame e vergonha, quando o bom senso pede apenas serenidade. Esses aí mais uma vez mostram de que lado estão.
É até uma piada achar que estão tristes com a derrota da seleção.
Querem apenas enfraquecer o povo, diminuir sua alegria, deixá-lo triste, com ódio, para que reaja apenas com suas emoções baixas, não com seu bom senso.
São verdadeiros abutres, esperando ver o povo prostrar-se, deprimido, no chão, para lhe comer os olhos.
Será engraçado, todavia, ver suas caras quando o povo conscientizar-se do que acontece, e responder-lhes não com o mesmo gesto de raiva deles, mas com um sorriso maroto.
Um sorriso de quem conhece seus opressores há séculos, quiçá há milênios. E sente aquela comichão no estômago pela perspectiva de vê-lo, o opressor, perdendo a orgulhosa serenidade que o caracterizava.
Ao apelar para este sensacionalismo sádico e derrotista, a mídia brasileira revela seu desequilíbrio emocional. O mesmo que fez a seleção fazer um jogo tão feio.
Ou melhor, não o mesmo, porque não é o desequilíbrio de quem fica nervoso, sob pressão, mas o desequilíbrio que nasce da mais louca arrogância.
Então a gente ganha a partida. E se não ganhar, não tem importância. A gente joga de novo, indefinidamente, porque a única luta que se perde, como diziam os anarquistas, é aquela que se abandona!
Fonte da foto: Banhista joga futebol na Praia de Ipanema no Rio de Janeiro. Foto: Getty Images http://img.terra.com.br/i/2011/07/29/1971227-4869-rec.jpg
ibfae
10/07/2014 - 11h47
7% de IPCA x 1% de PIB! Esse placar é que deveria incomodar os brasileiros!
G. Lima
10/07/2014 - 12h38
Você está se referindo ao PIB dos EUA que foi de -2,9% no 1o. trimestre não é mesmo?
ibfae
10/07/2014 - 13h44
Não! 1% é a projeção do nosso PIB esse ano! E 7% é a aproximação da nossa inflação real!
henrique de oliveira
10/07/2014 - 09h48
Quem perdeu a copa em campo foi a seleção , não o povo , o povo na verdade ganhou a copa fora dele , idiota de quem se abate por causa de um jogo de futebol , todos nós sabíamos que essa seleção midiática e seu técnico padrão rede globo foi ate longe demais , idiota de quem não viu isso.
Ana Silva
10/07/2014 - 03h16
Pq certas palavras estão tão em uso ultimamente? Usar APEDEUTA em vez de ignorante. Alguém da Veja falou e todos os bobões repetem, é isso?
sergio
10/07/2014 - 00h16
A culpada pelo 7 X 1 foi a Dilma, sim!
Ela estava em campo, jogando, disfarçada de Fred.
(hehehe)
Marilza G Diniz
10/07/2014 - 01h27
“Momento oportunista” em foco… Até “fogo amigo” já estamos levando, daqueles que ficaram em silêncio, entendem!? :P
Carina
09/07/2014 - 18h56
Somado a essas manchetes horrorosas está a atuação de alguns que se acham jornalistas esportivos, que só sabem falar mal da seleção.
Francisco Barbosa
09/07/2014 - 20h48
A ideia do APEDEUTA deu errado, mais um poste que cai ! kkkkkkkkkkk
Luís CPPrudente
09/07/2014 - 21h40
Esse Francisco Barbosa conseguiu ser bem original!
Ele vai pro trono ou não vai, Abelardo Barbosa?
luiz mattos
10/07/2014 - 11h33
Um abacaxi no tobó do tucano.
Joao Paulo Andrade Sousa
09/07/2014 - 19h40
Pra frente brasil então blog o peleginho!
belem
09/07/2014 - 15h27
Eis a opinião de uma internauta, Maria antônia, a uma outra reportagem sobre o assunto. Transcrevo abaixo, pois traduziu toda a minha impressão do que ocorreu ontem.
Quanto à matéria aqui postada pelo O Cafezinho, entendo perfeita tmb, embora com outra ótica:
“(…)Há alguns dias atrás vocês de direita haviam ficado sem discurso por conta do sucesso da Copa e diziam que o PT havia comprado a FIFA, a CBF, os juízes e certamente o campeonato! Tudo para que a presidenta fosse reeleita! E agora que a seleção perdeu de 7X1 para a Alemanha, quem comprou quem?! Ontem e hoje todos os jornais estrangeiros, principalmente os ingleses e alemães elogiaram os policiais brasileiros pela desmoralização que impuseram à FIFA por ter prendido alguns de seus figurões, por venda ilegal de ingresso (que certamente, não foi só por isso!) e, desmascarar os senhores Blater e Valcke, por terem junto com a mídia que vocês amam, durante a construção e organização do evento, destruído o Brasil lá fora. Ao ponto de dizerem que o Brasil “merecia levar um pé na bunda”. A principal manchete dos jornais de hoje, lá fora, foi essa ” O Brasil já ganhou o melhor jogo da Copa, deu um pé na bunda do senhor Blater”. Para os estrangeiros, nenhum País teve a ousadia e a coragem de mostrar as entranhas criminosa e mafiosas da FIFA! O senhor não acha estranho que o técnico brasileiro, conservador como é, no modo de jogar, tenha escalado o time de um modo que não era habitual, pois não condizia com seu modo de pensar e de fazer, e pior, dizer a um jogador, o Bernard, apenas hoje pela manhã que ele substituiria o Neymar, sem tê-lo treinado para isso?! E mais grave, fazer o David Luiz jogar no primeiro tempo do lado direito, quando, todos nós sabemos que ele sempre jogou pelo lado esquerdo?! Porque não povoou o meio de campo para segurar os armadores alemães?! O Paulinho jogou muito bem contra a Colômbia. Porque não o colocou junto com o Fernandinho, O Luís Gustavo, para que o Oscar ficasse mais livre para fazer as armações?! E porque nenhum jogador brasileiro marcou nenhum jogador do time da Alemanha?!
Quanto ao senhor fazer uso político da derrota da seleção. Qual é a novidade?! Quanto ao senhor viver pregado num computador fazendo joguinho, está explicado, sua incapacidade de formular algum pensamento que possa ser considerado decente! Quanto a presidenta “se tivesse moral, um resquício sequer, cancelaria sua candidatura”. A presidenta Dilma é uma senhora decente, honesta, e tem moral pessoal e política para vender e emprestar a todos vocês de direita incluindo todo o séquito dos tucanos e a choldra jornalista que os apoia. Quanto ao senhor, se tivesse um resquiciozinho de decência cortaria os dedos e a própria língua, já que o cérebro está vazio e avariado!!!Maria Antônia.”
Sonia Silvestre Pereira
09/07/2014 - 17h51
Vergonhoso é o massacre que fazem , ao invés de demonstrar carinho e solidariedade …..somos ou não brasileiros , na alegria e na tristeza . Minha Bandeira continua na janela e vou torcer pela 3ª colocação .
Libertad Martinez
09/07/2014 - 17h35
No saber perder, eso si es vergonha,vexame,e humilhação…………………….
Manoel Martins
09/07/2014 - 17h05
O BABACA DO CAFEZINHO – blog – Ainda rosna bobagens. Tá claro que foi: VERGONHA, VEXAME e HUMILHAÇÃO os 7 a 1 impostos pelos alemães. Venham com argumentos e afirmações. Especulação e generalizações são armas de petistas. E foi: VERGONHA, VEXAME e HUMILHAÇÃO. Qual a dúvida?
Adma Viegas
09/07/2014 - 15h38
Foi VERGONHA, VEXAME E HUMILHAÇÃO dentro do campo apenas. É estupidez ou canalhice vincular o resultado0 da seleção com a atuação do governo. A copa no Brasil não foi o caos que vocês anunciaram e para que vocês torceram. Pelo contrário, foi considerada a melhor copa. Vocês estão dando um tiro no pé com essa estratégia.
Luís CPPrudente
09/07/2014 - 20h47
Tanto é estupidez, quanto canalhice desse coxinha que atende pela alcunha de Manoel Martins
Ana Maria Molluna
09/07/2014 - 16h53
Realizar uma copa por orgulho e ridiculo. Tivemos a resposta , oerdendo feio, de mneira vergonhosa, jogo de periferia
Ana Maria Molluna
09/07/2014 - 16h52
A lei da vida. Nao tinhamos condições alguma de realizar esta copa, gastando os bilhoes com tantos problemas envolvendo nosso povo. Acho que a resposta que a vida deu foi pequena, poderia ter sido bem pior. Pense nisso.
Adma Viegas
09/07/2014 - 15h40
O governo não tirou um tostão das verbas da saúde e educação. O governo foi vitorioso nessa copa, não importa o resultado da seleção em campo. Misturar as coisas é atitude de má fé.
Luís CPPrudente
09/07/2014 - 20h50
A lei da vida também consegue explicar seus péssimos e ridículos argumentos contra a realização da Copa do Mundo pelo Brasil?
Rosamaria Beck
09/07/2014 - 15h42
Mas eles estavam era precisando de assunto e devem estar felicíssimos com a derrota do Brasil, almas vendidas…
Rosamaria Beck
09/07/2014 - 15h42
Mas eles estavam era precisando de assunto e devem estar felicíssimos com a derrota do Brasil, almas vendidas…
laura
09/07/2014 - 12h17
Acho ainda que a estrutura montada na COPA pode ser aproveitada para melhorar o futebol brasileiro. Com esses estadios acho que temos, devemos e podemos montar grandes clubes AQUI.Não mandar nossos jogadores embora, mas fazer aqui uma grande liga. Americana talvez. Esta copa foi uma copa america até estas semi-finais. Derrotamos Espanha, França, Inglaterra.
Esta na hora de termos uma liga Americana, como ha a liga de jogos europeia.
Perdemos e vamos perder ao final para Holanda e Alemanha.
Mas estamos ai, Argentina e Brasil. Esta derrota histórica foi um ponto fora da curva.
O Brasil não é pior do que Gana ou Argelia. Algo aconteceu e temos que entender isso.
Marcelo Rodrigues
09/07/2014 - 12h16
Artigo exato! Parabéns!
Repito meu comentário em outro post: “Não falemos de vergonha nem de humilhação, é um discurso que serve para estuporar o astral do povo brasileiro que a duras penas constrói sua identidade sem o ranço pastoso da classe dominante.”
Marcelo Rodrigues
09/07/2014 - 12h15
Artigo exato! Parabéns!
Não falemos de vergonha nem de humilhação, é um discurso que serve para estuporar o astral do povo brasileiro que a duras penas constrói sua identidade sem o ranço pastoso da classe dominante.
sijo somiko
09/07/2014 - 11h43
Aécio saiu do estádio ao fim do primeiro tempo do jogo.
Assim será nas eleições. Sairá no primeiro turno do jogo.
Jogo duro, mas vamos reeleger Dilma.
Maria De Fatima Cabral
09/07/2014 - 14h42
Os sentimentos que eles querem impor ao povo brasileiro, não me atinge. Porque sou consciente que o Brasil melhorou muito e vai continuar mudando. E, que se o país estivesse ainda, nas mãos dessa raça ruim, muita gente, (senzala), já teria partido para a cidade de pés juntos e o Brasil, se tornado a SENZALA dos gringos, da Casa Grande-EUA.
Mauricio Bernardi
09/07/2014 - 14h32
O que não dá para ouvir é papo de boleiro: a culpa foi do Felipão; deviam ter levado o Robinho, o Lucas ou o Ronaldinho Gaúcho, etc. O futebol, antes de tudo, é um esporte. O que leva alguns países ao sucesso no esporte? Por que os EUA ficaram em 1º lugar nas Olimpíadas de Londres; a China em 2º; a Inglaterra em 3º; a Rússia em 4º; a Coreia do Sul em 5º; a Alemanha em 6º; o Brasil em 22º e a Índia em 55º? Há uma metodologia de treinamentos que é seguida por esses países. No futebol é a mesma coisa porque se trata, também, de um esporte. O que precisamos é de uma mudança radical de nossa metodologia de treinamentos em todos os esportes. A CBF é um órgão decrépito, com dirigentes como José Maria Marin, ex-jogador do São Paulo F.C. e governador biônico. O Congresso Nacional terá de agir e mudar a organização do futebol brasileiro como primeiro passo para outras mudanças que nos levem à modernização. A Lei Pelé tem de ser reeditada sem cortes: o futebol-empresa é o caminho para sairmos da informalidade e mantermos aqui os nossos craques. Convocar uma legião estrangeira, com jogadores que nem sabemos como estão jogando, como Bernard que joga no leste conflagrado da Ucrânia, não levará a nada.
Maria Alice M Oliveira
09/07/2014 - 14h10
O ódio vai tomar conta do faceboook; tenho lido frases pesadas; há gente dizendo que está chegando “a hora da vingança”. Vão votar por vingança? O povo vai em qualquer onda e não saberá distinguir alhos de bugalhos – tenho certeza de que, infelizmente, a campanha eleitoral será mais vergonhosa do que o fiasco da Seleção.
Luciano
09/07/2014 - 11h09
Perdemos uma partida de futebol, a Alemanha perdeu duas guerras mundiais. E ainda temos 5 campeonatos mundiais contra 3.
Fernando
09/07/2014 - 11h15
…e em 2002 derrotamos a Alemanha na final.
sergio
10/07/2014 - 00h14
A Alemanha fez a Copa de 2006 e, também perdeu em casa, ficando em terceiro lugar.
Raimundo Medeiros
09/07/2014 - 13h45
A prévia se viu ontem
pelas asneiras pronunciadas pelo Galvão e pelos seus teleguiados .
Rogério S da Cunha
09/07/2014 - 13h44
É o jogo sujo da política. A presidenta já estava faturando em cima do sucesso dessa seleção. Agora com esse desastre, vem o ônus.
Moraes
09/07/2014 - 11h45
Nao sei se a presidenta estava faturando em cima do sucesso da seleção. Acho discutivel. Mas seguramente seus criticos estavam e estão amargando o sucesso da organização da copa, que muitos previam ser um 7 a 1 fora do campo.
Acácia Reis Andrade Brito
09/07/2014 - 13h37
Já começaram o massacre! Se não bastasse a derrota o jornalão que resolverão tb colocar de forma grátis (suspeito o motivo tão próximo da eleição) vem com a manchete totalmente insuflando a regozijando da vira-latisse. Pior…pior…pior…lamentável termos uma mídia tão cruel e terrorista.
Cleber Batista
09/07/2014 - 13h36
Caiu a mascara e voltaram a ser os mesmos inconsequentes de sempre!!!
Manoel Vicente Carlos
09/07/2014 - 13h35
Os ratos estão de volta!
Teresa Andrade
09/07/2014 - 13h24
e daí? é brigar pelo 3º!! :) ;)
Andre Lux
09/07/2014 - 13h23
Walter Cesar Mercadante
09/07/2014 - 13h21
Os meio reaças saíram da tóca….germanismo tá na área. Avee…
Sergio Navas
09/07/2014 - 10h14
O PIG é o ópio do povo.
Roger Araujo
09/07/2014 - 13h08
e será apenas o começo, virá muita mais coisa ruim por ai …
Jeanette Soares
09/07/2014 - 13h07
Os jornais de todos os países que perderam para o Brasil ou foram eliminados nas oitavas ou nas quartas descontam sua frustração no Brasil para esquecer suas próprias derrotas!!!E os jornalistas da nossa mídia vira-lata vão mostrar as manchetes deles zoando com a seleção brasileira a semana inteira!!!