Eu deixei passar essa porque, sinceramente, não quis acreditar no que estava lendo, ainda mais partindo de uma das poucas profissionais do Globo que eu ainda gosto.
Mas aí vem o Kiko Nogueira estragar tudo e me fazer dar umas boas gargalhadas numa tarde chata.
Só queria acrescentar uma coisa: o Globo está virando jornal de adolescente. Tem uma matéria hoje no jornal impresso dizendo que Barbosa “confirma ameaças”. Ué? O Globo deu capa dois dias a isso e não tinha confirmado antes?
Aí a gente vai ver a “confirmação” e tem lá apenas o seguinte:
Hoje, ele confirmou que sofreu ameaças recentemente, conforme noticiou a revista “Veja”. Mas minimizou o peso desse fato na decisão de antecipar sua aposentadoria.
– Imagina! – respondeu, perguntado se as ameaças tinham influenciado sua atitude.
Coitado do Barbosa! Virou mesmo um personagem de novela da Globo. Ele fala “imagina”, ou seja, nega que tenha saído por ameaças, o que teria sido covardia indescritível de sua parte, e o Globo faz uma matéria inteira dizendo que ele confirma que recebeu ameaças, mas que “minimizou o peso desse fato na decisão” de pendurar as chuteiras.
Os editores do Globo estão ficando meio burros ou é impressão minha? No desespero de encontrar uma explicação para a derrota moral de Barbosa, que é a causa real de sua saída, eles inventam que o ministro saiu por medo de “ameaça”. E isso porque alguém disse a alguém que disse a outro que ele recebeu um telefonema, onde uma voz falou: “sua hora está chegando, Barbosa…”
Olha, nem eu, que talvez seja o blogueiro que mais criticou Barbosa nos últimos tempos, o acusaria de ser um covarde. Só falta essa! Um juiz abandonar um cargo vitalício porque recebeu uma ameaça por telefone… E ainda mais no caso de Barbosa. Quem o ameaçaria? Um fã de Genoíno? Ora, tenha dó!
Agora, essa matéria da Flavia Oliveira chamando Barbosa de “guerreiro de Ogum” é outra prova do desespero. Atribuir a um presidente do STF, a figura que deveria se guiar pela mais pura racionalidade, humanismo e valores democráticos, a característica de uma entidade religiosa, é o cúmulo do culto à personalidade e da mistificação.
Mas aí deixo vocês com o Kiko, que escreveu uma crônica simples e divertida sobre o novo esforço da Globo de criar uma aura mística para Barbosa.
*
Joaquim Barbosa, guerreiro de Ogum
Por Kiko Nogueira, no Diario do Centro do Mundo
Coube ao Globo, em duas matérias ontológicas, “explicar” a aposentadoria de Joaquim Barbosa, o personagem que ajudou a criar e cuja trajetória precisava de um desfecho menos decepcionante.
A primeira é uma tentativa de vitimizar JB. Aplicando a técnica do jornalismo declaratório, mas sem dar crédito a quem teria criado a teoria (vale lembrar a reportagem sobre o contínuo do advogado que falou com alguém que ouviu de uma pessoa que Marcelo Freixo alguma coisa), a saída de Barbosa foi “precipitada pelas ameaças que ele vem sofrendo”.
“Ele estava cansado, quer viver a vida. Estava muito patrulhado, se sentia agredido com palavras, com provocações. Me disse: ‘Tô precisando viver’”, teria dito um amigo, cuja impressão virou fato.
A conclusão é que Barbosa teria vazado por medo. Se o presidente do STF prefere sair correndo diante de “ameaças” no Facebook, o que seria de você diante dessas circunstâncias? Para que serve o sistema judiciário? Ao tentar transformar Barbosa numa vítima, a história o retrata como um covarde. Mas a coisa não termina aí.
Também de acordo com o Globo, Joaquim Barbosa foi embora porque é filho de Ogum. Sim, filho de Ogum. “A mitologia dos orixás conta que Ogum ajudou na criação do mundo com instrumentos de ferro, que abriram caminhos e viabilizaram a agricultura. Como recompensa, lhe foi oferecida a coroa de Ifé”, diz um artigo. “Ogum recusou o reino. Em vez de ter súditos, preferia caçar e guerrear. Foi, então, viver sozinho, a caminhar pelas estradas”.
A loucura continua, agora à la Mestre Yoda: “É guerreiro incansável Joaquim Barbosa. O combate o alimenta”. “Joca” já teria contado aos mais próximos (?!?) que não ficaria mais tempo no Supremo. “Poderia ganhar mais uma batalha. Ou perder. Preferiu sair de cena. E confirmar o mito do orixá que não esquenta lugar. Ogum segue adiante, para caçar e guerrear em outras bandas. E onde chegar, é certo, demanda haverá”.
Desde o juiz carioca que afirmou, numa sentença, que manifestações religiosas afro-brasileiras não são religiões se prestou um serviço tão caro contra a umbanda e o candomblé.
Enquanto JB não faz as malas, o CNJ, ainda presidido por ele, continua em campanha. Uma questão foi postada nas redes sociais oficiais da entidade: “Seu mandato como presidente da Corte terminaria em novembro próximo. Na sua opinião, qual o maior destaque na atuação do ministro?”
A personalização da gestão de Joaquim Barbosa está ali, cristalizada. Talvez os autores da enquete não esperassem a intensidade da reação contrária, mas a resposta “a aposentadoria” foi a mais gentil para esse guerreiro de Ogum.
Anônimo
05/06/2014 - 22h52
Concordo.
Marcelo Rocha
05/06/2014 - 20h40
O ruim nao é ser chamado de bandido sem ser. Mas nao se entender imbecil, sendo!
Marcelo Rocha
05/06/2014 - 20h40
Quem nao tem argumento, generaliza ofendendo. Com a pretensao de ser dono da verdade. Digno de pena….
O Cafezinho
05/06/2014 - 20h29
Rogério S da Cunha um judiciário equilibrado é a melhor maneira de combater a bandidagem. Joaquim Barbosa, com seu senso de espetáculo para a Rede Globo, ajudou a abafar muitos escãndalos
Vera Elisa De Carvalho Ponchio
05/06/2014 - 17h10
Quando vi não entendi nada. Achei que estava tendo alucinações.
Gustavo
05/06/2014 - 10h21
A charge do JB foi legal , mas em vez de ter sido os pombinhos cairia melhor se fosse uns tucanos.
Fabio
05/06/2014 - 10h20
A bandidagem comemora porque o sr Barbosa é líder dessa bandidagem de toga.
Maria Tereza
05/06/2014 - 09h51
Grande Francisco de Assis: Você eh um Maluco Beleza… Abracao
Rogério S da Cunha
05/06/2014 - 12h13
A bandidagem comemora a saída do Barbosa. E quem defende os bandidos também comemora.
OGUM
05/06/2014 - 07h36
Mentira! Essa praga nao e meu filho. Inventa outra.
Sergio
05/06/2014 - 02h47
Só pode brincadeira para iludir crianças:
Como pode um Juiz ter medinho de ameaças, se é que existiram.
(hehehe)
Miguel F Gouveia
05/06/2014 - 03h12
dificil é parar de rir
Miguel F Gouveia
05/06/2014 - 03h12
dificil é parar de rir
Adimilson Nunes
05/06/2014 - 02h39
Meu Deus, nem eu que sou da Umbanda, filho de Oxossi e Iansã, teria tese com tamanha bizarrice como essa turma do Globo teve.
nilo walter
04/06/2014 - 22h58
Miguel não é para você .
É endereçado aa certo comentário :
” Não adote aa desonestidade como princípio ético ou moral : ela acabará por esmagá-lo ” . ( autor desconhecido 0
Marcelo Rocha
05/06/2014 - 00h33
Verdade, quem generaliza e chama muitos de bandido sem nenhum tipo de provas, é bandido.mesmo. ja temos um possivel ameacador por aqui! Cuidado jb!
Alessandro
04/06/2014 - 21h23
Barbosa é de Ogum sim. Ogum lugar chamado Globo!
Jorge Alberto Moraes Gomes
05/06/2014 - 00h15
Joaquim Barbosa saiu do STF para não cair do pedestal . Sem o mensalão, sua vida na Suprema Corte acabou. Não tem mais razão de ser. É ladeira abaixo. A ojeriza é seu principal currículo. A desmoralização de tudo e de todos foi seu principal discurso e uma maneira fácil de conseguir muitos adeptos.
Francisco de Assis
04/06/2014 - 20h23
EU NASCI HÁ DEZ MIL ANOS ATRÁS
Eu nasci há dez mil anos atrás
e não tem nada nesse mundo que eu não saiba de mais
Eu vi Frei Tito ser crucificado
Eu vi um Anjo crescer e ser assassinado
Vi pessoas torturadas por estarem apaixonadas
Eu vi
Eu vi Gregório ser chicoteado
Vi Rubens Paiva com os dentes arrancados
Vi tanto sangue no DOI-CODI que fiquei todo encharcado
Eu vi
Eu vi um Corvo na Tribuna da Imprensa
Vi o Estadão combater a democracia
Eu vi a Globo enriquecer na ditadura e depois pedir desculpa
Qua qua
Vi generais e jornalistas na embaixada
Comandados pelo Gordon, vi suas sombras na varanda
E vi a Folha liberar caminhonete e falar de ditabranda
Eu vi
Mas vi Gullar virar poeta sujo
Eu vi Gabeira comunista dos Marinho
E vi Ubaldo tomar muita cachaça e virar escaravelho
Eu vi
Vi Sardenberg gaguejar na CBN
Vi Tio Metrolha rolar bosta lá na Veja
E todos juntos no guichê lá do Millenium receber trinta dinheiros
Eu vi
Vi Carol Castro cansadinha de olheiras
Vi Matogrosso urubu em Portugal
Vi Paulo Coelho negar sua terra por três vezes diante do espelho
Eu vi
Eu vi Faustão defecar na minha sala
Eu vi Leitão praguejar por doze anos
Vi Ronalducho surubar com três travecos e dizer que foi engano
Eu vi
Eu vi tucano afundando plataforma
Eu vi tucano entregando meu País
E vi a estrela dar emprego a todo mundo e descobrir nosso pré-sal
Eu vi
Eu vi o Alckmin secar a Cantareira
Fernando Henrique jogar o Brasil na escuridão
Vi Lula e Dilma transpor o São Francisco com luz e água pro Sertão
Eu vi
Eu nasci
(eu nasci)
Há dez mil anos atrás
(eu nasci há dez mil anos)
E não tem nada nesse mundo que eu não saiba demais
OBRIGADO, RAUL. É COM VOCÊ…
http://www.youtube.com/watch?v=3j2x29Lymtc
Leonardo M. G.
04/06/2014 - 20h15
Claro que ele é “Filho de Ogum”… Da Qlipha (“casca”, na Cabala, representa os aspectos negativos de uma Sephira) de Geburah, Ogum, Marte, Ares, Han Solo, Tyr e TODOS os arquétipos da Discórdia, do Caos e do Confronto…
Virgilio
04/06/2014 - 20h14
Embora não tenha o dom da premonição, penso que a perspectiva de derrotas futuras no julgamento da Ação 470 é o motivo principal da retirada antecipada da cena. Ele já sentiu que a casa começou a cair… a parcialidade do julgamento, a ocultação do processo paralelo, o recurso dos condenados à OEA… tudo isto pode levar a revisões… distante ele pode entoar o discurso de que o governo mudou o STF… Só espero que Dilma faça uma boa escolha… de um verdadeiro juiz e não de alguém claramente despreparado emocionalmente para o cargo que ocupa.
Maria Lúcia Cintra Borges
04/06/2014 - 22h53
Então todos os juízes e promotores devem se aposentar também!
João Corsi Netto
04/06/2014 - 22h36
É óbvio que foi ameaçado, está lidando com gente perigosa. Bandidos!
Marisa Castilho
04/06/2014 - 22h31
Triste comparação…
Marcos
04/06/2014 - 19h14
Miguel, deixe o Barbosa em paz. Vá despejas seu recalque sobre outro crioulo. Você fracassou profissionalmente. Nunca quis nada com os estudos. Fez um faculdade de merda e fica recalcado porque Babosa, crioulo igual a você, recebe mensalmente cerca de duas vezes a indenizaçao que você deve a Ali Kamel.É esse seu recalque. Enquanto JB pagaria esse indenizaçao com apenas 15 dias de trabalho, você tem fazer uma vaquinha para pagar esse merreca. Vá pegar no pé de outro crioulo Miguel
Miguel do Rosário
04/06/2014 - 20h39
Crioulo igual a mim? Comentário racista, é isso mesmo? Eu tenho o seu IP e vou te denunciar na Polícia Federal, seu bosta. E como você sabe quanto eu ganho, seu idiota? Eu tenho assinantes pra caramba, seu merdinha. E sempre gostei de estudar. Estudo clássicos latinos, gregos, italianos, ingleses, franceses, espanhois, no original. Como assim nunca quis nada com os estudos? Só mesmo o Barbosa para atrair energúmenos racistas como você.
Miguel do Rosário
04/06/2014 - 20h41
Teu IP e email: marcos.silva.@hotmail.com / 201.8.26.5. Já foram encaminhados à Polícia Federal. Aguarde.
Ineida Maria De Almeida Godinho
04/06/2014 - 21h58
Coitados dos pombos! Tem uma solução…….eles se transformarem em tucanos!
Manoel Netto
04/06/2014 - 21h38
Muito estrelismo do JB. Poderia ter uma postura mais brilhante que a de simplesmente abandonar o barco
Jose Roberto
04/06/2014 - 21h30
Espero q ele tenha saído para não compactuar com o q vem por aí,lembre-se q o próximo presidente será Lewan,SOCORRO
Antonio – SC
04/06/2014 - 22h57
Miguel, catei um carta lá do DCM que faz um ‘análise’ definitiva sobre o Ogum de Toga, olha só:
“Ruy • 2 dias atrás
Todos os pais de santo que conheço, que são filhos ou cavalos de Ogum, são gays. Acredito que a tipologia mais aproximada para Barbosa seria Xangô, Kaô Kabiesilê. Mas como ele passa seis meses servindo a um senhor e outros seis meses servindo a outro, poderia ser Logunedé, aquele que é homem e mulher em cada metade do ano. Mas como ele não tem uma lado feminino declarado, ele pode estar mais para Orumilá, posto que seu exercício divinatório para condenar os réus da 470 faria inveja até a esse Orixá dos búzios. Mas como ele é muito colérico, se sente um rei e chega babar de raiva, poderia ser o orixá da peste, Obaluaê. Atotô. Mas como ele atira flecha para todos os lados, poderia ser Oxóssi. Okê Arô! meu Pai. Mas como ele passou a ser moleque de recado da Globo, está mais para Exu. Laroiyê Pan. Um Exu hermético. Aquele que fica nas encruzilhadas aprontando travessuras. Mas como ele vai para Miami para fazer o Miami Connection pode muito bem se tornar o rei da muamba.
39 • Responder•Compartilhar › ”
Eu voto no rei da muamba
Nelson Henrique Habibe
04/06/2014 - 21h28
Opa, EU sou filho de Ogum e me sinto ofendido. Pra mim Joaquim Torqueimado é um filho da puta, mesmo. Que me perdoem as profissionais do meretrício, é só figura de expressão. ;-)
Edmar
04/06/2014 - 20h24
Meu pai chama-se Elias, mas concordo com o resto do comentário!